EJUD16 realiza primeiro curso de defesa pessoal para magistradas e servidoras
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16) vai realizar no dia 6 de março, das 9h às 12h, no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins, o primeiro curso de defesa pessoal para magistradas e servidoras como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8 de março.
O treinamento será ministrado pelo 1º tenente Jodson Luis Diniz, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, e pela instrutora do método do Krav Magá, Fiamma Ellen Costa Damasceno.
O curso tem carga horária de três horas e objetiva ensinar técnicas que podem ser utilizadas em situações de ameaças e que coloquem em risco à integridade física da pessoa.
O conteúdo do treinamento inclui técnicas, prevenções e estratégias de Krav Magá, que possibilitem melhorar o sistema de vigilância, por exemplo, nos deslocamentos no espaço urbano.
Como se inscrever - Ao todo estão sendo oferecidas 20 vagas. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (5/3), diretamente no portal da Escola Judiciária do TRT (EJUD16). Para se inscrever clique aqui.
Método Krav Magá - O treinamento que segue o método Krav Magá, termo que em hebraico significa "corpo a corpo" ou "combate de contato", surgiu no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, como modo de defesa das comunidades judaicas durante o período anti-semita na Europa nazista. O método, que envolve técnicas de luta, torções, defesa contra armas, bastões, facas, agarramentos e golpeamentos, foi mais tarde incorporado pelas Forças Especiais de Defesa de Israel e, atualmente, tem se disseminado como meio de combate e de defesa pessoal.
Curso de Defesa Pessoal - Transformando Meu Corpo em Defesa
Conteúdo Programático
Medidas preventivas de segurança;
Defesa de pegadas (nas mãos e abraços);
Defesa de abraços gerais;
Defesa de empurrão na parede, mesa etc..
Saídas de situação de estupros;
Defesa de gravatas;
Defesa de puxões no cabelo;
Defesa de armas improvisadas tipo: caneta, guarda-chuva, celulares, garrafas, cadeiras, etc;
Defesa de estrangulamentos/esganadura em pé, sentado e deitado;
Defesa e arma branca e arma de fogo.
Redação: Nanajade Rinaldi
Jornalista Responsável: Gisélia Castro