Ejud16 sedia reunião para discutir evento das Escolas Judiciais e de Carreiras Jurídicas do Maranhão
O diretor da Escola Judicial (Ejud) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, foi o anfitrião da reunião de diretores de escolas judiciais e das carreiras jurídicas do Estado do Maranhão, que foi realizada na tarde desta terça-feira (28), no Auditório Profª. Maria da Graça Jorge Martins da Ejud, para discutir a realização do I Seminário das Escolas Judiciais e das Carreiras Jurídicas do Maranhão, evento conjunto das instituições.
Presentes à reunião o diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), desembargador do Tribunal de Justiça Jamil de Miranda Gedeon Neto; a diretora da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão, promotora de Justiça Ana Teresa Silva de Freitas; o diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Maranhão, defensor público Marcos Vinícius Campos Fróes; o diretor da Escola Superior de Advocacia da OAB-MA, advogado Fabiano Ferreira Lopes; o coordenador-geral da Ejud 16, juiz Bruno Motejunas; além da secretária-geral da ESMAM, Marilse Carvalho Medeiros; a secretária executiva da Ejud 16, Sílvia Maria Pontes de Castro; e assessora do desembargador Jamil Gedeon, Bruna Barbieri Waquim.
Esta foi a segunda reunião com os diretores das escolas. Na primeira, realizada no dia 7 deste mês, na sede da ESMAM, foi discutida a integração das instituições, por meio de um calendário de eventos jurídicos conjuntos, bem como a formalização de um termo de cooperação múltipla entre as escolas.
Um dos assuntos abordados nesta segunda reunião foi a escolha de prováveis temas do seminário. A proposta inicial é que sejam escolhidos dois temas por escola. Também foi definido o período de realização, previsto para os dias 12 e 13 de novembro deste ano. Na próxima reunião, marcada para 12 de maio, às 17h30, na sede da OAB-MA, deverão ser definidos os temas, local do evento, e outros assuntos para dar prosseguimento ao seminário.
Para o desembargador Gerson de Oliveira, a iniciativa das escolas visa, principalmente, trocar experiências que beneficiem aos públicos das ações desenvolvidas por essas instituições. Ele disse que para esse primeiro evento a proposta é reunir, em São Luís, grandes juristas para debater temas relevantes que estão sendo discutidos na comunidade jurídica, entre eles, o novo Código de Processo Civil e os precatórios. “Na próxima reunião vamos avançar para que possamos realizar um grande evento, que é o I Seminário das Escolas Judiciais e de Carreiras Jurídicas do Maranhão”, ressaltou.
Para o desembargador Jamil Gedeon, o Estado do Maranhão está avançando em integração e cooperação entre as escolas judiciais e as escolas de carreiras jurídicas. Ele disse que as escolas têm objetivos comuns voltados para a valorização dos servidores e dos membros das respectivas carreiras, ou seja, magistrados, advogados, defensores, promotores e procuradores de Justiça, e que todos juntos podem fazer mais para a preparação e qualificação de seus membros e servidores. O desembargador disse que a parceria é um grande avanço, cuja primeira atividade será o seminário, que ele considerou com uma experiência pioneira.