Em palestra realizada pela EJUD16, Rossandro Klinjey fala sobre limites na educação dos filhos 

sexta-feira, 17 de Agosto de 2018 - 9:24
Desembargadora Márcia Andrea abre o evento e destaca importância dos laços de paternidade
Rossandro Klinjey diz que educar é prova de amor

A palestra "Limites na educação: uma prova de amor" foi ministrada pelo renomado escritor, psicólogo clínico, palestrante e colaborador do Programa Fátima Bernardes, da Rede Globo, Rossandro Klinjey Irineu Barros, na manhã desta quarta-feira (15/8), no Auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região. O evento, realizado pela Escola Judicial do TRT (EJUD16), em comemoração ao Dia dos Pais, e aberto ao público externo, superou as expectativas de público esperado e lotou o auditório e o plenário do tribunal, onde foi instalado um telão para a transmissão simultânea da palestra. 
O evento foi aberto pela diretora da EJUD16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, que agradeceu a presença de todos, e destacou o objetivo da EJUD16 que tem por missão a formação e aperfeiçoamento dos magistrados e servidores. Márcia Andrea também falou sobre a grande alegria em receber Rossandro Klinjey para discutir tema de grande importância. Para a desembargadora, a importância dos laços de paternidade e amor extrapolam o vínculo sanguíneo. “Por isso, dedicamos esse evento a todos que receberam da vida a doce missão de cuidar de alguém", afirmou a desembargadora.
O psicólogo paraibano disse que a educação dos filhos vem passando por transformações ao longo dos anos. "Estamos passando por uma crise profunda em relação à educação dos filhos, pois a família atual tem pouco norteamento no que diz respeito à ordem e disciplina", declarou. Para Rossandro, o debate não teve o objetivo trazer aos pais sentimentos de culpa, mas sim, despertar sobre o que pode dar errado na educação, deixando claro que não existe receita para educar.
Ele disse também que a educação moral é essencialmente de responsabilidade da família, mas esse papel está sendo comprometido devido à rotina corrida dos pais."Está cada vez mais comum a terceirização da educação, onde a babá, o smartphone ou, até mesmo, a escola estão assumindo o lugar dos pais. A ânsia que a família tem de que a escola deve ser a segunda família de seus filhos deve ser repensada, de tal forma, que a família seja antes, a primeira escola", afirmou. 
Rossandro considera imprescindível a disciplina para a construção do caráter e para que o filho se torne um adulto capaz em todos os meios. Relatando experiências próprias, Rossandro compartilhou situações que viveu, a fim de incentivar os pais na árdua tarefa de “serem pais”. O palestrante agradece, à mãe, a pessoa que se tornou, pois, segundo ele, a mãe sempre primou pela disciplina, respeito e, sobretudo, sempre o incentivou a estudar para alcançar seus propósitos de vida. Rossandro também falou sobre a importância do respeito e admiração na relação dos filhos com os pais. “Você só ama alguém quando você respeita e admira”, observou. 
O palestrante reservou um tempo para responder perguntas. Além de esclarecer dúvidas, Rossandro tranquilizou e incentivou os pais a tomar suas posições enquanto autoridades, afirmando que o que tem que ser feito não é o mais prazeroso, mas sim, o dever.
Redação: Kellyne Lobato - estagiária de Jornalismo
Jornalista responsável: Suely Cavalcante.

83 visualizações