Empresários e representantes dos agentes de limpeza têm nova audiência de conciliação no TRT-MA, nesta segunda-feira (7)

sexta-feira, 4 de Abril de 2014 - 16:02
Redator (a)
Suely Cavalcante
Presidente do TRT medeia na segunda-feira mais uma audiência de conciliação
Representantes de empregadores e trabalhadores tentam acordo no TRT

A nova audiência de conciliação, prevista para as 16 horas da próxima segunda-feira (7), foi proposta pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, diante da impossibilidade de consenso na primeira audiência de conciliação do Dissídio Coletivo de Greve da categoria realizada na manhã desta sexta-feira, no Gabinete da Presidência do TRT, entre representantes da empresa São Luís Engenharia Ambiental S/A (SLEA) e do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Pública, Edifícios de Condomínios Residenciais, Comerciais e Mistos, Lavanderias do Município de São Luís (SEEAC/SL). O Dissídio Coletivo foi ajuizado pelo Município de São Luís contra o sindicato dos trabalhadores.

Durante a audiência desta sexta-feira, o desembargador Luiz Cosmo disse que está disponível para presidir as audiências que sejam necessárias visando à conciliação, mas alertou que os trabalhadores necessitam cumprir a decisão judicial proferida na quarta-feira, pelo desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, do TRT-MA, que, em liminar, determinou a manutenção de um percentual não inferior a 60% do quantitativo operacional da categoria durante o período de greve, e estabeleceu multa diária de R$ 5 mil ao sindicato dos trabalhadores, em caso de descumprimento. A liminar foi deferida na Ação Cautelar Inominada preparatória de Dissídio Coletivo proposta pela SLEA contra o SEEAC/SL.

De acordo com o presidente do TRT, as decisões judiciais têm que ser respeitadas. “Neste caso específico, estamos tratando de saúde pública, uma área extremamente sensível para a população”, frisou. Para o desembargador, se ficar comprovado no processo que a decisão não está sendo cumprida, ele determinará a execução da multa estabelecida em liminar.

Greve - os agentes de limpeza estão em greve desde quarta-feira (2) por reajuste salarial e de tíquete-alimentação, entre outras reivindicações. Os trabalhadores reivindicam 23% de reajuste salarial e tíquete-alimentação no valor de R$ 450,00.

4 visualizações