Equipe do TRT na Escola visita UEB Tancredo Neves e Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez
O Programa “TRT na Escola”, cuja Comissão é presidida pelo desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho 16ª Região (TRT-MA), visitou, respectivamente, nos dias 21 e 26 de outubro, as escolas Unidade de Ensino Básico (UEB) Tancredo Neves, situada no Bairro Cidade Operária, e o Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez (CEAPS), localizada no Bairro Alemanha, ambas em São Luís. Na UEB Tancredo Neves, o desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, do TRT-MA, conversou com professores e alunos e respondeu questões sobre os temas abordados. No CEAPS, a visita foi conduzida pelo juiz auxiliar da Presidência, Bruno de Carvalho Montejunas. Também estiveram presentes as servidoras Anícia Ewerton, supervisora/secretária da Comissão; Nikole Mendonça e Andrea Abdalla Morais e Silva, arquitetas da Comissão de Acessibilidade.
Na UEB Tancredo Neves, a equipe do “TRT na Escola” realizou um debate com aproximadamente 300 alunos, que receberam noções de Direito e informações contra o trabalho infantil. De acordo com o desembargador Luiz Cosmo, foi uma experiência necessária para mostrar aos jovens elementos legais e contra a exploração do trabalho infantil. “O mais interessante é poder mostrar a eles que é possível vencer uma realidade de pobreza e apresentar um exemplo de vida”, disse. Ele ainda ressaltou as perguntas formuladas pelos alunos, que deram oportunidade de esclarecer dúvidas.
Já no Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez, os alunos fizeram apresentações de dança. Em continuidade, Anícia Ewerton, apresentou o programa destacando que um dos objetivos é a aproximação do TRT com a sociedade. O juiz Bruno Motejunas disse que ser cidadão é ter direitos e deveres, mas além de tê-los, cada cidadão deve saber da existência deles. O magistrado ressaltou, ainda, a importância de os alunos multiplicarem os conteúdos conversados nas escolas. A arquiteta Nikole Mendonça afirmou que acessibilidade não é só fazer rampa, mas também possibilitar a comunicação para aqueles que encontram barreiras. Para finalizar, três alunos apresentaram em libras a música "Lugar de Criança é na Escola".
TRT na Escola/TJC – Programa desenvolvido desde 2012 pela Escola Judicial (EJud16) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) em parceria com a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho do Maranhão, a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e as secretarias municipais de educação. O programa é dividido em três partes: primeiro os professores das escolas selecionadas são capacitados para desenvolverem o trabalho nas unidades; depois a unidade recebe a visita da comitiva do TRT-MA para discutir o assunto com os estudantes e tirar dúvidas; por último os alunos apresentam o resultado final do trabalho numa vivência, chamada culminância. Neste ano, foram selecionadas nove escolas.
A composição da Comissão do Programa TRT na Escola consta da Portaria do Gabinete da Presidência nº 237/2016.