Escola Judicial inicia 20ª Semana de Formação de Magistrados 

terça-feira, 12 de Setembro de 2023 - 16:05
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida
Revisor (a)
Suely Cavalcante
A juíza Bárbara Ferrito iniciou a programação falando sobre “Raça, Gênero e Discriminação”
A magistrada destacou a pouca representatividade negra e feminina no judiciário brasileiro e ressaltou a necessidade de debater o assunto coletivamente

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Ejud16) iniciou, na manhã desta segunda-feira (11/9), a 20ª Semana de Formação de Magistrados. A abertura do evento foi realizada pelo juiz Sergei Becker, coordenador-pedagógico da Ejud16 e juiz substituto da 2ª Vara do Trabalho de São Luís. A capacitação tem carga horária de 30 horas e é destinada ao aperfeiçoamento do trabalho de integrantes da magistratura.
A programação iniciou com palestra ministrada pela juíza do Trabalho do TRT-1 Bárbara Ferrito, com o tema “Raça, Gênero e Discriminação”, que debateu acerca das dificuldades ligadas ao racismo e preconceitos de gênero enfrentadas no âmbito do Poder Judiciário, com destaque para as práticas de racismo camufladas de piadas ou brincadeiras disfarçadas de ofensas, denominada de racismo recreativo. Além disso, os magistrados e magistradas presentes participaram da discussão relatando experiências pessoais obtidas ao longo de suas carreiras.
Durante a capacitação, Bruna Ferrito destacou a pouca representatividade negra e feminina no judiciário brasileiro e ressaltou a necessidade de debater o assunto coletivamente: “É fundamental que o judiciário, formado majoritariamente por pessoas do sexo masculino e brancos, se forme e estude sobre questões raciais para que ao realizar processos de decisões, tome como base o contexto daquele processo e não leve em consideração esteriótipos”, disse.
De acordo com o coordenador-pedagógico da Ejud16, juiz Sergei Becker, a formação de magistrados e magistradas possui uma grande importância para o exercício das atividades jurisdicionais, além de carregar um diferencial nesta 20a edição. “Essa semana é um pouco diferente das duas últimas, pois buscamos dar um enfoque para temas diversos como Pesquisa Patrimonial Exaustiva, Reforma da Reforma, PJe e atualizações, sendo este uma meta do CNJ que estamos executando, e as questões de raça e gênero, que é um importante tema discutido hoje”.
No decorrer da capacitação, os integrantes da magistratura foram organizados em grupos para participarem de uma oficina prática acerca do que foi aprendido no momento teórico. O exercício foi pensado a partir do tema de “Raça, Gênero e Discriminação”, inserido no contexto prático das audiências judiciais.
A programação da 20ª Semana de Formação de Magistrados se estende até sexta-feira (15/9) e está sendo realizada no auditório da Ejud16, localizado no 1° andar do prédio-sede do TRT, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

104 visualizações