Escola Judicial realiza reunião técnica sobre o Programa TRT na Escola com educadores de São Luís

quarta-feira, 24 de Abril de 2024 - 14:45
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida
Revisor (a)
Luane Freitas
Juíza Carolina Burlamaqui apresenta o Programa TRT na Escola a representantes de escolas municipais e estaduais de São Luís.
Servidora Aurea Marques presta esclarecimentos sobre o funcionamento do Programa ao longo do ano.

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) realizou uma reunião técnica com gestores, gestoras, professoras e professores de escolas municipais e estaduais do Maranhão, parceiras do Programa TRT na Escola, para apresentar as ideias da edição 2024. O encontro aconteceu no auditório da EJud16, no prédio-sede do TRT-16, onde foi conduzido pela juíza do Trabalho Carolina Burlamaqui, coordenadora da Escola Judicial e vice-presidente da Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho no Maranhão (Amatra XVI), e pela servidora Aurea Marques, secretária do Programa.
Ao iniciar a reunião, a coordenadora da EJud16 destacou a importância que o Programa oferece a diversos estudantes de ensino fundamental e médio, oriundos de escolas públicas, mediante a valorização da experiência educacional no âmbito jurídico, reconhecendo os inúmeros benefícios que esse processo de aprendizagem deve acrescentar na vida profissional dos jovens no futuro, sobretudo na escolha da carreira estudantil. A magistrada relembrou a grande conquista, em crescimento e expansão, que TRT na Escola obteve na última edição, com a implementação do Programa no interior do Maranhão, alcançando pela primeira vez escolas, alunas e alunos, professores e professoras da cidade de São Domingos do Azeitão, localizada a 478 km de São Luis.
A juíza Carolina Burlamaqui também frisou que os estudantes ganham a oportunidade do aprofundamento em temáticas de grande relevância para a sociedade, especialmente para o Judiciário Trabalhista, adquirindo novos conhecimentos acerca de pautas sociais, como trabalho infantil, trabalho escravo, acidentes de trabalho, tráfico de pessoas, assédio moral, etc. Além disso, a magistrada destacou o excelente trabalho desempenhado pelos integrantes da magistratura do TRT-16 no acompanhamento das atividades do projeto, que, sempre com grande entusiasmo e disposição, contribuem para o aprimoramento dos resultados obtidos.
Em seguida, a servidora Aurea Marques apresentou o histórico das edições anteriores, enfatizando o ano de criação (2012), o número de escolas que já participaram, sendo 78 no total, além de 26.282 discentes beneficiados com as ações e 1.178 docentes capacitados. O programa já ganhou espaço em escolas das cidades de Bacabeira, São Domingos do Azeitão, São José de Ribamar e São Luís.
Além do histórico, a servidora apresentou a justificativa, os objetivos e a metodologia do Programa, que se baseia na capacitação de educadores nos temas do Programa, repasse dos conteúdos aos alunos e alunas das instituições participantes, visitação aos prédios da Justiça do Trabalho no Maranhão e apresentações culturais como ferramentas de comunicação do conhecimento. O encontro também propôs discussões sobre estratégias a serem desenvolvidas nas escolas e a exposição do material a ser utilizado durante a execução do projeto (cartilhas e revistas em quadrinho).
A professora Angélica Valony, coordenadora do Núcleo de Integração Escola-Trabalho do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Unidade Plena Itaqui Bacanga, compartilhou um pouco sobre como as habilidades dos estudantes que participaram da edição 2023, foram impulsionadas pela experiência vivenciada no TRT na Escola, mediante todas as ações proporcionadas pelo Programa, inclusive visita guiada pelo Fórum Astolfo Serra. A professora parabenizou o acolhimento oferecido pela EJud16, por meio do corpo funcional e integrantes da magistratura, e lembrou a riqueza das apresentações culturais que foram destaques na culminância do projeto em 2023.
 

Calendário de atividades
A reunião técnica também foi uma oportunidade para apresentar o calendário de atividades deste ano. Confira:
- Maio: Capacitação presencial dos docentes e entrega das revistas em quadrinhos;
- Maio, junho e agosto: Repasse dos conteúdos aos estudantes;
- Agosto e setembro: Visita dos magistrados e magistradas às escolas;
- Outubro e novembro: Visita dos estudantes ao Fórum;
- Dezembro: Culminância geral do Programa.
 

EJud16
A Escola Judicial da 16ª Região tem como diretora a desembargadora Solange Cristina Passos de Castro, e como coordenadora, a juíza do Trabalho Carolina Burlamaqui Carvalho.
 

Programa TRT na Escola
O TRT na Escola é desenvolvido pela EJud16 em parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI), por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Trata-se de programa voluntário e está alinhado com os objetivos do Planejamento Estratégico do TRT da 16ª Região, expressando o compromisso institucional com a responsabilidade social e promoção da cidadania.
O programa é composto por várias ações, que integram magistradas, magistrados, corpo funcional do TRT-16, estudantes, professoras, professores, gestoras e gestores das escolas.

 

157 visualizações