Escola Municipal Liceu Ribamarense recebe mais uma visita do "TRT na Escola"

segunda-feira, 28 de Novembro de 2016 - 14:52
Redator (a)
Ramiro Loutz
O juiz Paulo Fernando da Silva Santos Júnior manifestou alegria em estar novamentente na EM Liceu Ribamarense
Personagens da peça “Negrinho do Pastoreio” com o juiz Paulo Fernando

A Escola Municipal Liceu Ribamarense recebeu a visita da equipe do Programa “TRT na Escola” na última sexta-feira (25/11). Situada no Município de São José do Ribamar, região metropolitana de São Luís, a equipe, coordenada pelo juiz Paulo Fernando da Silva Júnior, coordenador da Escola Judicial (EJUD) do Tribunal Regional da 16ª Região (TRT-MA), assistiu aos alunos do Infantil ao 9º ano, que apresentaram peças dramáticas, danças e palestras sobre o trabalho infantil. A Comissão do TRT na Escola é presidida pelo desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, diretor da EJUD16.

A diretora, Inailte Gomes Pereira, disse que ficou muito satisfeita em receber os visitantes. Ela agradeceu a presença de todos e deu início às apresentações. Outro que também manifestou alegria por estar novamente no Liceu Ribamarense foi o juiz Paulo Fernando, que elogiou a disciplina dos alunos. “Essa já é a terceira vez que estamos aqui e é sempre uma alegria. Hoje, em vez de falar, gostaria de ouvir vocês”, disse.

Inicialmente, os alunos exibiram a peça “Negrinho do Pastoreio”, uma lenda afro-cristã, que se tornou muito popular no folclore brasileiro. Em seguida, os alunos cantaram e exibiram cataventos, simbolizando o fim da exploração do trabalho infantil. Houve ainda apresentação de dança e o caso fictício de uma empresa denunciada porque explorava mão de obra infantil. Os alunos do 9º ano encerraram as apresentações, com slides de fotografias e também com dados relevantes, colhidos no Conselho Tutelar, de casos de trabalho infantil em vários municípios maranhenses.
 
TRT na Escola/TJC – Programa desenvolvido desde 2012 pela Escola Judicial (EJUD16) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) em parceria com a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 16ª Região, o Ministério Público do Trabalho do Maranhão, a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e as secretarias municipais de educação. O programa é dividido em três partes: primeiro os professores das escolas selecionadas são capacitados para desenvolverem o trabalho nas unidades; depois a unidade recebe a visita da comitiva do TRT-MA para discutir o assunto com os estudantes e tirar dúvidas; por último os alunos apresentam o resultado final do trabalho numa vivência, chamada culminância. Neste ano, foram selecionadas nove escolas.
A composição da Comissão do Programa TRT na Escola consta da Portaria do Gabinete da Presidência nº 237/2016.
http://www.trt16.jus.br/site/conteudo/publicacoes/pub_inteiro_teor.php?id=42136

49 visualizações