Espaço Pilates do TRT-MA adere ao Outubro Rosa
O Espaço Pilates do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) uniu-se ao Movimento Mulheres, em todo o Brasil, para a realização do Outubro Rosa. O projeto tem como objetivo convocar todas as mulheres e a sociedade como um todo para reforçar a luta contra o câncer, especialmente o de mama. Este é o segundo ano de funcionamento do Espaço Pilates do Tribunal e de sua adesão ao Outubro Rosa.
Tanto homens como mulheres que frequentam as aulas no Espaço Pilates foram convidados a participar do movimento usando, de maneira simbólica, roupas ou qualquer outro acessório de cor rosa ao longo do mês de outubro, entre os dias 5 a 29.
A fisioterapeuta e instrutora de Pilates, Tatiana Luzia Santos Barbosa, ressaltou a importância da ação: “A Campanha chama atenção dos servidores diretamente para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O importante é ficar atento a isto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e se destacado dos demais”.
Desde 2014, o Espaço ajuda a divulgar a campanha, que é realizada por diversas instituições. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Quanto à participação na iniciativa, Tatiana Barbosa informou que, a exemplo do ano passado, todos estão aderindo à causa: “A aceitação nas turmas está muito boa, não só das mulheres, mas também dos homens que praticam a atividade, o que nos deixa muito felizes, observando, assim, que há uma crescente aceitação de todos”.
O Movimento - O laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro tornou-se o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama, comemorado hoje em todo o mundo. A cor do laço rosa simboliza, mundialmente, a luta do movimento com a participação da população, empresas e entidades. A primeira iniciativa vista no Brasil foi a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, em 02 de outubro de 2002. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes da campanha.
Prevenção - O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) orienta que todas as mulheres e homens conheçam o seu corpo e, sempre que possível, façam o autoexame das mamas. Segundo o Instituto, não há técnica específica para a autopalpação, e deve-se levar em consideração a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque e imediatamente procurar um médico.
De acordo com o INCA, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre pessoas do sexo feminino. O Outubro Rosa trata da conscientização, da prevenção e da importância do diagnóstico precoce. Em 2015, segundo as estimativas do Instituto, o Brasil poderá ter mais de 570 mil casos de câncer, sendo 57 mil de mama. Não se pode esquecer que o câncer de mama afeta também os homens, numa proporção de um caso masculino para cada 100 mulheres afetadas. Além disso, o diagnóstico da neoplasia no homem é um importante indicador de risco familiar, inclusive, de mutações genéticas associadas à doença.
Outubro Rosa no TRT-MA - Ao aderir à campanha, em 2012, a Seção de Saúde do TRT promoveu o movimento por meio da Cartilha Programa de Saúde da Mulher, publicada pelo Tribunal, e do folder da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Secretaria de Estado da Saúde. Naquela oportunidade, os materiais de divulgação foram remetidos para as varas do interior e, em São Luís, distribuídos no Foro Astolfo Serra (sede das VTs da capital) e nas demais unidades do Tribunal, durante a Semana do Servidor.
Veja mais fotos abaixo: