"Ética no Trabalho" é tema de palestra na abertura do Ano Judiciário 2018 do TRT-MA 

quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018 - 11:03
Redator (a)
Rosemary Araujo
Dante Gallian.

O professor doutor Dante Marcello Claramonte Gallian proferiu a palestra "Ética no Trabalho", na manhã da última sexta-feira (12/1), como parte da programação da abertura oficial do Ano Judiciário 2018 da Justiça do Trabalho no Maranhão. O evento, realizado no Auditório Ari Rocha, localizado no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), foi iniciado com o pronunciamento da presidente do Tribunal, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, que apresentou a magistrados, servidores e público em geral os principais projetos do plano de ação que sua administração implantará ao longo do Biênio 2018-2019. Para conhecer os projetos da presidente e a programação completa do evento, clique aqui.
"O homem é um animal dotado de palavra." Assim Dante Gallian iniciou sua palestra, citando o filósofo grego Aristóteles, em seu "Tratado da Ética". Ele usou a citação para dizer que a palavra é o que distingue os seres humanos dos outros animais, pois dá significado à própria existência do homem, desde que o homem atente para suas palavras no sentido quantitativo assim como no qualitativo. "Temos usado muito a palavra ética porque a ética tem nos faltado", disse o palestrante, analisando a proliferação das palavras.
O professor explicou que tem havido uma verdadeira "hecatombe ética", termo utilizado na contemporaneidade para definir a transformação social intensa por que vem passando a humanidade, mas sem o sentido humano em si. "Estamos cada vez mais tecnológicos, mais sofisticados, e cada vez menos humanos, mas insistimos em sermos humanos", refletiu ao explicar que é por isso que há uma reação a essa hecatombe.
Compliance foi outro conceito abordado por Dante Gallian para falar de boas práticas nos ambientes de trabalho público e privado, por meio de grandes investimentos corporativos. Segundo o palestrante, os resultados não têm sido condizentes com esses investimentos, o que gera desapontamentos e frustrações nas organizações. Isso se dá em função da "abordagem estrábica", metáfora utilizada nos estudos e pesquisas que o professor vem desenvolvendo no âmbito da relação ética/humanização, em especial, com o advento da tecnologia, em expansão numa grande velocidade. Porém, ele chamou a atenção para o fato de não sermos máquinas, mas organismos muito mais complexos. E lembrou novamente Aristóteles, com o seu conhecido "Penso, logo existo!", para acrescentar: "Mas também sentimos e queremos!". Em sua abordagem humanística, o palestrante disse que o ser humano não é apenas binário (ciência e tecnologia), mas o classificou como ternário, dotado de afeto, inteligência e vontade, três dimensões a serem consideradas e atendidas. Para ele, a ética no trabalho  trata de mudar a forma de olhar, saindo da ótica binária para o ponto de vista humano e ético, lógica mais complexa que não dá garantia de resultados, pois o problema da ética está no binômio memória/esquecimento. "A abordagem humanística da ética é essencialmente estética", concluiu.
A palestra foi finalizada com a lenda mitológica "Ode a Zeus", escrita por Píndaro no Século VI a.C., mas que remonta ao Século XII a.C., transmitida oralmente de geração a geração. O texto aborda a origem de tudo, por meio da Teogonia (origem dos deuses) e da Cosmogonia (origem do Cosmos). 
O palestrante - Dante Marcello Claramonte Gallian é historiador e doutor em História Social pela FFLCH-USP, com pós-doutoramento pela EHESS de Paris, França. Diretor e docente do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da EPM-UNIFESP. Professor visitante no Center of Humanities and Health do King's College London, UK. Coordenador do Laboratório de Leitura e gestor de projetos na RHumanística. Autor do livro "A Literatura como Remédio: os clássicos e a saúde da alma".

 

16 visualizações