Exposição fotográfica no Fórum Astolfo Serra retrata situações de trabalho infantil

quinta-feira, 13 de Junho de 2019 - 15:21
Estudantes do SENAC visitaram a exposição
Juíza Liliana Bouéres e alunos do SENAC em visita no Centro de Memória

“Um Mundo Sem Trabalho Infantil” é o tema da exposição fotográfica promovida pelo Centro da Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, no período de 10 a 30 de junho deste mês, parte das ações de combate ao trabalho infantil. A exibição está aberta para visitação no hall de entrada do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, e faz parte do calendário de atividades do mês de combate ao trabalho infantil. Nesta quinta-feira (13), a exposição recebeu a visita de alunos do Serviço Nacional do Comércio (Senac). Os alunos também aproveitaram para conhecer as instalações e participaram de algumas audiências no fórum.
A exposição, que também é promovida em outros estados, integra ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em parceria com os centros de memória, em atividade conjunta com a Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TST. Durante esta semana, diversos eventos foram promovidos em todo o país. A exposição traz painéis interativos, fotografias, desenhos e uma linha do tempo sobre a evolução da luta contra o trabalho de menores, a fim de conscientizar o público sobre os riscos que  esse tipo de trabalho representa à infância. 
Além disso, algumas atividades lúdicas sobre o tema estão sendo propostas às crianças, como a produção de desenhos, pinturas e leitura de histórias em quadrinhos, para que elas possam refletir sobre essa grande problemática que ainda atinge 2,4 milhões de crianças no Brasil, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC) de 2016.  No Maranhão, a exposição é organizada pela Comissão Regional de Erradicação de Trabalho Escravo e de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) e pelo Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho.
Comissão Regional de Erradicação de Trabalho Escravo e de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem - indicados pela presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, por meio da Portaria do Gabinete da Presidência nº 811/2018, são integrantes da  comissão a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, diretora da Escola Judicial do TRT-MA; a juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, titular da Vara do Trabalho de Chapadinha, designadas gestoras da Comissão; a juíza Maria do Socorro Almeida de Sousa, titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas; a juíza do trabalho substituta Angelina Moreira de Sousa Costa, coordenadora do Programa TRT na Escola/TJC no TRT-MA; o juiz do trabalho substituto Paulo Fernando da Silva Santos Júnior, coordenador da Escola Judicial; e o servidor Esmar Taqueti Machado Filho, diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Chapadinha.
Redação: Neriane Batista (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Edvânia Kátia.

6 visualizações