Gestores discutem modificações no planejamento estratégico do TRT-MA

segunda-feira, 18 de Julho de 2011 - 17:13
Redator (a)
Valquíria Santana
Desa. Márcia Andrea:chegamos ao 2º ano do Planejamento Estratégico certos de que nossos passos têm sido decisivos para mudança de paradigmas na JT-MA
Juíza auxiliar da Presidência, Liliana Bouéres, coordenou a reunião

As propostas de modificações do mapa estratégico, dos objetivos e indicadores do Planejamento do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, foram apresentadas aos diretores e chefes de unidades e diretores de secretaria das Varas Trabalhistas de São Luís, na última Reunião de Análise Estratégica (RAE) pela Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística e serão discutidas no dia 28 deste mês (quinta-feira), durante reunião, no auditório do Tribunal, às 9h.  

A IV Reunião de Análise Estratégica ocorreu na última sexta-feira (15) e foi aberta pela presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, e coordenada pela juíza auxiliar da Presidência, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres. As reuniões (RAE) são realizadas para acompanhamento dos resultados das metas fixadas no planejamento estratégico, oportunidade em que poderão ser feitas sugestões para a melhoria da estratégia.

Ao falar sobre o planejamento, a presidente do TRT destacou que todos devem sempre lembrar que essa ferramenta de gestão é dinâmica, participativa e que deve estar em constante atualização. “Planejar, fazer, verificar e agir. Jamais podemos perder de vista que as instituições são organizações vivas e, portanto, em movimento”,  afirmou.

O planejamento, aprovado em dezembro de 2009 pelo Tribunal Pleno, por meio da Resolução nº 235, norteará as iniciativas estratégicas TRT-MA até 2014.  Foram eleitas a missão de “realizar justiça no âmbito trabalhista” e a visão de “consolidar-se como instrumento efetivo de Justiça, Paz Social e Cidadania”, além dos objetivos estratégicos, metas, projetos e iniciativas estratégicas. Segundo a desembargadora, a aprovação do planejamento foi um marco na execução de uma nova forma de gestão administrativa e gerencial.

A presidente lembrou que o ano de 2010 foi o ano da execução do que foi priorizado nos objetivos estratégicos institucionais, realizando-se mais de 70% das iniciativas estratégicas. Lembrou também que hoje todas as unidades judiciais e administrativas buscam o aperfeiçoamento contínuo de suas atividades, procurando conferir celeridade às atividades judiciárias e priorizar a garantia dos resultados processuais com empenho e agilidade.
 
A desembargadora disse que a instituição conseguiu avançar em todos os desafios que se propôs inicialmente e que a modernização da instituição é uma das frentes. Aos diretores do Tribunal e VTs da capital, a desembargadora falou sobre os avanços alcançados durante o primeiro ano de execução do planejamento estratégico.

2 visualizações