Gestores do TRT-MA participam da II Oficina de Gestão por Competências, nesta quarta-feira (1º/10)

terça-feira, 30 de Setembro de 2014 - 14:08
Redator (a)
Rosemary Araujo
Revisor (a)
Rosemary Araujo

Será realizada, nesta quarta-feira (1º de outubro), das 8h às 18h, no Auditório Maria da Graça Jorge Martins, da Escola Judicial (EJud) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), a II Oficina de Gestão por Competências. Participarão da Oficina os gestores das unidades judiciais e administrativas do Regional XVI, visando à implantação do Projeto de Gestão por Competências, prevista na Resolução nº 92/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e na Meta Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Específica para a Justiça do Trabalho no ano de 2014 (“Meta 2: Implantar desenvolvimento gerencial com base no modelo de gestão por competências”). 

Durante o evento, Rodopiano Rocha da Silva Neto, responsável pela Gestão Estratégica do TRT da 8ª Região (PA/AP), proferirá palestra sobre a experiência de implantação da Gestão por Competências naquele Regional.

Em seguida, a servidora do TRT-MA Rosely Belo Ribeiro Vieira, membro da Comissão para a Implantação da Gestão por Competências e do Comitê Gestor Regional, dará continuidade à construção das competências gerenciais e instrumentos de avaliação das competências. A atividade foi iniciada na I Oficina de Gestão por Competências, realizada no último dia 12 de setembro. Naquela ocasião, Rosely Vieira frisou aos participantes: “Todas as pessoas possuem competências que podem e devem ser manifestadas, evidenciadas. Identificar competências é simplesmente ajustar a gestão de pessoas aos objetivos institucionais, oportunizando a todos a colaboração mais adequada”.

A Oficina é uma realização da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) voltada aos servidores responsáveis por gerenciar as atividades das unidades componentes do TRT-MA. Eles contribuirão para o mapeamento das competências relacionadas aos cargos e funções de natureza gerencial, a fim de, posteriormente, identificar em seus titulares as aptidões que já possuem e as suas necessidades de capacitação.

A Gestão por Competências é um modelo de gestão que, em síntese, envolve discriminar que competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) cada função requer para gerar resultados positivos a instituições públicas ou privadas. A implantação envolve vários passos, dentre os quais, capacitação do Comitê, mapeamento das competências, avaliação das competências, identificação dos GAPs (pontos de desenvolvimento em determinadas competências) e elaboração do plano de desenvolvimento de pessoas por competências. 

Durante o processo de implantação da Gestão por Competências, são identificadas e esclarecidas as aptidões que cada colaborador da instituição possui para melhor atender aos objetivos corporativos, onde cada um seja mais bem aproveitado, de forma dinâmica, motivada e motivadora. 

A previsão do Comitê Gestor Regional é que, até o final de 2014, sejam concluídas as fases de mapeamento e avaliação das competências dos gestores do TRT-MA, quando será dado início ao Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) e do Programa de Desenvolvimento Individual (PDI). A implantação se dará de forma gradual e progressiva. Para 2015, está previsto o mapeamento das competências técnicas (específicas) dos gestores.  Ao final de todo o processo de implantação, terá sido oportunizado a todos os servidores do órgão o desenvolvimento de suas competências. 

 

 

1 visualização