II Salão de Arte Talentos do TRT16 expõe 18 obras de servidores da instituição
Com o intuito de valorizar servidores e magistrados da Justiça do Trabalho do Maranhão, integrando-os, inclusive por meio da valorização das suas aptidões artísticas, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) instituiu o Salão de Arte Talentos do TRT16, por meio do Ato Regulamentar GP nº 4/2009 e, na tarde desta quinta-feira (23), fez a abertura da segunda edição do evento. O vice-presidente e corregedor, desembargador James Magno Araújo Farias, no exercício da Presidência, participou da abertura do Salão inaugurando o Espaço Permanente de Exposição de Artes "Remir de Brito Lima", no 1º andar do prédio-sede da instituição. As atividades fizeram parte da solenidade em comemoração ao Dia do Servidor Público.
Oito servidores participam da segunda edição do Salão de Arte Talentos do TRT16, expondo 18 obras de sua autoria. De acordo com o Ato Regulamentar GP nº 2/2014, cada participante poderia inscrever até três trabalhos de tema livre nas categorias de artes visuais (pinturas, colagens, desenhos, fotografias e esculturas) e artesanato (trabalhos manuais: bordados, caixas, cartões, costuras etc), que foram avaliados pela comissão designada pela Portaria do Gabinete da Presidência nº 1.070/2014. O Salão é coordenado pelo Centro de Memória e Cultura do TRT-MA, que manterá os trabalhos em exposição até o dia 28 de novembro de 2014.
Conheça os trabalhos
O servidor do Centro de Memória e Cultura, Cecílio Lobo Mendes, expõe a fotografia “Passeio em Alcântara” – cenário do antigo pelourinho da cidade histórica de Alcântara-MA, onde os negros eram açoitados, lembrando essa mazela ficou no passado e que, hoje, séculos depois, o espaço é local de visitação, com uma criança brincando para mostrar que o que foi tristeza, hoje é alegria.
A secretária-geral substituta, Célia Cristina Nunes Muniz, expõe duas caixas: “Baú de Recordações” – revestimento imitando couro com aplicação de fotografias da família que recebeu a obra como presente; e “Amigas” – produzida na técnica decoupage de fotos sobre MDF, representando a amizade e retratando momentos de convivência entre amigas. Além disso, a servidora também participa com a obra “Alegria, Alegria” – um espelho com moldura trabalhada em pintura de figuras coloridas inspiradas na exuberância e pluralidade das cores presentes nas flores que encontramos em nosso planeta e que, por vezes, nem notamos.
Edvânia Kátia Sousa e Silva, chefe do Centro de Memória e Cultura, participa com a tela “Ponto de Vista”, que aponta para várias interpretações, dependendo da forma como ficar exposta: se na horizontal, pode representar o oceano e uma lágrima; invertendo o prisma, também na horizontal, pode representar um balão no céu cheio de nuvens; e, por fim, se na vertical, pode representar uma folha brotando de uma árvore.
A servidora Elizabeth do Carmo Salgado Leite Menezes, assessora do Gabinete da Desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, participa com três fotografias: “Mansidão” – retratando uma cena urbana; “Passeio Solitário” – outra cena urbana, mas em preto e branco; e “Um Olhar” – close de uma modelo.
Raimunda Nonata Araújo Teixeira, servidora da Seção de Biblioteca e Gestão Documental, participa com três fotografias: “O Real e o Imaginário” – estátua de cavalo com a própria sombra projetada numa parede, como se fosse um cavalo suspenso; “Brincadeira de Roda” – menina brincando de ciranda dentro de uma escultura de meninas fazendo a mesma brincadeira; e “Penhasco em Alto-mar” – penhascos no mar azul da Ilha de Capri/Itália.
O servidor Ronnie Márcio Duarte, da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, expõe “Outro Olhar Sobre Roberto Carlos”, em três versões caricaturais diferenciadas do cantor brasileiro.
Rosemary Rocha Araujo, chefe da Seção de Comunicação Social, expõe três peças utilizando a técnica scrap decor: “A Face do Amor” - poster da face de Jesus Cristo, decorado com flores de papel e a inscrição "Amai-vos!", mostrando Jesus como a principal figura representativa do amor que já pisou o planeta Terra; “Canteirinho de Papel” – pequeno vaso de madeira abrigando uma flor de papel; e “Flor de Renda” – quadro com flor branca em fundo rendado preto e branco.
Stefânia Amorim Silveira, diretora de Secretaria da Vara do Trabalho de Barra do Corda, mostra duas peças com pintura em tela: “Beleza em Curvas” – pintura da figura de uma mulher desnuda; e “Recanto” – pintura de uma enseada com jovem pescador, seu barco e sua cabana.
Comemorações – No início da solenidade, o Tribunal agraciou 29 servidores com a Medalha do Mérito do Servidor Judiciário Trabalhista da 16ª Região e entregou o Selo de Qualidade em Prestação Judiciária às três varas trabalhista que se destacaram no cumprimento das metas previstas para o ano de 2013 (VTs de Barra do Corda, 7ª de São Luís e Chapadinha).
Fotos: Aurélio Souto.