Ilka Esdra Araujo e Luiz Cosmo da Silva Junior são eleitos novos dirigentes do TRT do Maranhão

sexta-feira, 11 de Novembro de 2011 - 15:08
Redator (a)
Valquíria Santana
Desembargadoras Marcia Andrea Farias (e) e Ilka Esdra Araujo
Tribunal Pleno

Eleitos, por aclamação, os novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) para o biênio 2012/2013. A atual vice-presidente e corregedora Ilka Esdra Silva Araújo será a nova presidente do tribunal e o desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, atual ouvidor, foi eleito vice-presidente e corregedor da instituição. A eleição ocorreu nesta sexta-feira (11), pela manhã, em sessão do Tribunal Pleno.  

Ilka Esdra Silva Araújo vai substituir na presidência a desembargadora Márcia Andrea Farias, que dirige a instituição desde junho de 2009  e que teve o mandato prorrogado por mais seis meses (até 31 de dezembro de 2011), para ajustar a vigência do mandato à do exercício financeiro, conforme legislação orçamentária e fiscal e resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em virtude de férias, o desembargador Luiz Cosmo não participou da sessão desta sexta-feira (11), em que houve a eleição dos novos dirigentes do tribunal.    

Após a eleição, a desembargadora Márcia Andrea Farias destacou que tem conduzido o tribunal  com a participação dos magistrados e servidores. “Tenho certeza que a desembargadora Ilka Esdra também terá a colaboração de todos”, afirmou.  Ela disse que a atual vice-presidente auxiliou a administração, participou da execução do planejamento estratégico e muito contribuiu para “fazermos uma gestão pensando no futuro, sempre procurando melhorar”, acrescentou. A atual presidente parabenizou os eleitos e se colocou à disposição para contribuir com os novos dirigentes.

Ilka Esdra Araújo agradeceu aos desembargadores pela escolha e disse desejar que sua administração seja compartilhada por todos. “Espero ser digna dos que me antecederam, continuando o que de bom eles deixaram; e também deixar uma herança aos que me sucederem”, ressaltou. A desembargadora garantiu que o enfoque de sua gestão será a pessoa humana, sejam os jurisdicionados, os magistrados e os servidores. Acrescentou, ainda, que estará aberta para ouvir sugestões e críticas que venham a contribuir para a melhoria da instituição e da prestação jurisdicional. 

O procurador do trabalho Maurício Pessoa Lima afirmou que a nova presidente poderá contar com o apoio do Ministério Público do Trabalho no Maranhão. Ele ressaltou que, perseguindo os ideais de  justiça, liberdade, igualdade e fraternidade, a desembargadora Ilka Esdra Araújo alcançará êxito. O procurador disse também que a administração da desembargadora Márcia Andrea Farias fica marcada pela celeridade processual da Justiça do Trabalho no estado. 

Em suas falas, os demais desembargadores destacaram as ações desenvolvidas pela atual gestão do TRT, com ênfase no planejamento estratégico, nos investimento na qualificação de pessoal, no relacionamento que o tribunal vem mantendo com outras instituições e na visibilidade que a Justiça do Trabalho ganhou perante a sociedade. Os desembargadores desejaram sucesso aos novos dirigentes e se colocaram à disposição para continuar contribuindo com a direção do tribunal. 

Dirigentes

Márcia Andrea Farias da Silva formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atuou desde o início de sua vida acadêmica na esfera trabalhista. Foi servidora do TRT, auditora fiscal e procuradora do Trabalho. Tomou posse em dezembro de 2003 no TRT-MA. No biênio 2007-2009, foi vice-presidente e corregedora do tribunal e, em 2009, eleita presidente da instituição. Em agosto do ano passado foi escolhida para a vaga do Nordeste no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), cargo que ocupa até 31 de dezembro deste ano.

Ilka Esdra Silva Araújo graduou-se em Direito pela UFMA e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão. É mestre em Direito pela Universidade Federal do Pernambuco. Ingressou no cargo de juiz do Trabalho em janeiro de 1994, assumindo a presidência da então Junta de Conciliação e Julgamento de Imperatriz, em abril de 1995,  onde permaneceu até dezembro de 1998.  Foi juíza titular das varas de Bacabal, Chapadinha  e da 2ª VT de São Luís.  Foi nomeada, pelo critério de merecimento, ao cargo de desembargadora do TRT-MA em 2005 e, no ano seguinte, designada para ocupar o cargo de primeira ouvidora do Judiciário Trabalhista no Maranhão.

Luiz Cosmo da Silva Júnior formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda (PE).  Ingressou no cargo de juiz substituto da Justiça do Trabalho do Maranhão em dezembro de 1990 e, em janeiro de 1994, foi promovido a juiz titular da Vara de Bacabal. Atuou também nas varas de Imperatriz, Santa Inês e 2ª e 3ª varas da capital.  Em 2005 foi promovido, pelo critério de antiguidade, ao cargo de desembargador do TRT-MA; em 2007 foi designado como ouvidor substituto e em 2009 como titular da Ouvidoria, substituindo a desembargadora Ilka Esdra que passou a ocupar o cargo de vice-presidente e corregedora.   

50 visualizações