Inaugurado o Posto Fixo de Coleta Seletiva Ecocemar no Foro Astolfo Serra

sexta-feira, 1 de Agosto de 2014 - 17:38
Redator (a)
Rosemary Araujo
Revisor (a)
Rosemary Araujo

Na manhã desta sexta-feira (1º de agosto) foi inaugurado o Posto Fixo de Coleta Seletiva do Projeto Ecocemar no Foro Astolfo Serra (FAS), sede das Varas Trabalhistas de São Luís. O novo posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, pela manhã, e facilitará a troca dos resíduos recicláveis de quem passa pelas imediações da Avenida dos Africanos e região do entorno dos tribunais que funcionam na Avenida Senador Vitorino Freire. A iniciativa faz parte do Termo de Parceria nº 1/2014, firmado entre o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) e a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). 

A partir de agora, magistrados, servidores, terceirizados e estagiários do TRT-MA e a comunidade em geral já podem entregar seus resíduos recicláveis e ganhar bônus na conta de energia elétrica. Os descontos poderão, ainda, ser doados para instituições filantrópicas. Para tanto, o novo posto disponibiliza aos usuários uma tabela de preços de cada material reciclável que recebe, assim como uma lista de entidades filantrópicas que podem ser beneficiadas com os bônus gerados pela entrega da coleta seletiva. 

Ainda na manhã da inauguração, o posto fixo já contou com uma expressiva doação. O secretário da Comissão Ambiental do TRT-MA, Luiz Antonio Moraes Pires, informou que a empresa Gelomar, na pessoa do seu gerente César Ferreira Silva, disponibilizou 3.910kg de formas de gelo em ferro. Essas antigas formas foram substituídas por outras de inox e precisavam de uma destinação sustentável. A doação gerou um bônus de R$469,20 doados pela Gelomar ao Grupo Solidariedade e Vida, que cuida de crianças com AIDS. Luiz Pires aproveitou uma das formas doadas para transformá-la em instalação artística, representando um picolé.

“O presidente Cosmo deu total liberdade à Comissão Ambiental e temos contado com a colaboração da administração e dos servidores do Tribunal nessa prática sustentável. Esta parceria com a CEMAR é um grande presente para nós, pois o posto não atende só ao Tribunal, mas também à comunidade próxima, revelando o cuidado que temos com a responsabilidade social e ambiental do nosso Tribunal”, afirmou Carlos Gustavo Brito Castro, juiz auxiliar da Presidência e presidente da Comissão Ambiental do TRT-MA.

Na ocasião, o presidente do TRT-MA, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, parabenizou a iniciativa: “Quero parabenizar a CEMAR por nos trazer este posto de coleta, estrategicamente bem localizado. Também quero parabenizar a Comissão Ambiental do nosso Tribunal. Seremos sempre parceiros de iniciativas desta natureza”, afirmou o desembargador.

O executivo de Relações Institucionais da CEMAR, Decio Evandro Silva, agradeceu a parceria firmada e considerou que “para este posto, já temos ideia do grande potencial de atendimentos que faremos”. Decio Silva também anunciou um novo projeto em desenvolvimento na CEMAR, na área ambiental, que instalará medidores seletivos para controle de consumo de energia elétrica em cerca de duas mil unidades consumidoras no bairro da Ponta d’Areia e adjacências.

Também prestigiaram a solenidade, pelo TRT-MA, Antonio de Pádua Muniz Correia (juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de São Luís e diretor do Foro Astolfo Serra), Raimundo da Conceição Lindoso (secretário de Administração), Durval Francisco Coelho Filho (chefe da Seção de Apoio do FAS) e Márcia Regina Belfort Salgueiro (da Seção de Cerimonial); pela CEMAR, José Jorge Leite Soares (diretor de Relações Institucionais), Júlio Mendes (executivo de Eficiência e Inovação, responsável pelo Ecocemar e demais projetos de eficiência energética) e Lucas de Paula Assunção Pinheiro (da Gerência de Planejamento e Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento); além de funcionários da CEMAR e servidores e terceirizados do TRT-MA. 

Projeto Ecocemar 

O Projeto Ecocemar consiste na troca de resíduos recicláveis por descontos na fatura de energia elétrica, com destinação organizada do material à indústria de reciclagem.  Além de organizar um programa de coleta seletiva de resíduos com valor de mercado, o Ecocemar visa a contribuir com a preservação do meio ambiente e oferecer alternativas para o pagamento das faturas.

Estatísticas 

O Projeto Ecocemar possui 14 postos de coleta, dos quais sete são fixos. Neles, a população maranhense conta com a comodidade da pesagem e da coleta de seus resíduos recicláveis bem perto de casa ou do trabalho. Cerca de 6.150 toneladas de resíduos recicláveis foram coletadas desde o início do Projeto e, aproximadamente, R$312.650,00 foram revertidos em bônus para clientes, entre pessoas físicas, instituições de apoio ou filantrópicas. O Ecocemar possui, atualmente, mais de 21.380 clientes cadastrados. Como resultado da reciclagem gerada através dos resíduos entregues nos postos, foram economizados 112 mil metros cúbicos de água, 780.990kg de minério de ferro e 25.721MWh de energia elétrica (o equivalente para abastecer por pouco mais  de cinco meses uma cidade do porte de Barreirinhas). Além disso, com essa economia, 140.840 árvores não foram cortadas.

Como funciona

1. O cliente, com a sua fatura de energia em mãos, deverá ir ao posto de coleta e solicitar seu cartão Ecocemar, que é entregue na mesma hora;

2. Em seguida, receberá instruções sobre os tipos de resíduos recebidos no Ecocemar para fazer, em sua casa, a separação dos resíduos e, após, levar ao posto de coleta para realizar a troca por bônus na conta de energia;

3. No posto de coleta, o atendente irá pesar, separadamente, cada resíduo, por tipo e classe, gerando no final um bônus a ser creditado na fatura de energia;

4. Ao final, cada cliente receberá um comprovante da transação realizada, identificando o valor do bônus, a ser conferido junto à sua fatura de energia.

5. No caso de doação do bônus, em cada posto, existe uma lista de entidades beneficentes e/ou sem fins lucrativos para escolha pelo cliente que desejar doar seus bônus, podendo, ainda, o cliente indicar uma entidade de sua preferência, com a indicação do número da unidade consumidora da entidade.

 

 

Fotos: Francisco Souto.

 

 

11 visualizações