Infraestrutura computacional do TRT-MA é tema de palestra no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
No Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), diariamente, os servidores lotados no Apoio de Infraestrutura Computacional da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) têm a atribuição de dar suporte a mais de 900 usuários em todo o Estado. Este importante papel foi destacado pelo servidor Danilo Augusto Alves Leite, especializado no apoio à tecnologia da informação do TRT-MA, em palestra realizada para professores e alunos do Curso Técnico de Redes de Computadores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
A palestra proferida por Danilo Leite fez parte da programação do seminário de prática profissional, realizado no último dia 24/9, no Campus Parnamirim do IFRN. O momento teve como objetivo aproximar o aluno do campo profissional por meio de temas como carreira, mercado de trabalho, estudos de caso e apresentações de projetos reais que foram implantados em órgãos públicos ou empresas privadas.
Sobre o TRT-MA, o servidor destacou as atribuições dos profissionais de redes de computadores. Sob a administração deles estão os links de Internet, a unidade T e diversos outros serviços usados no dia a dia pelos públicos interno e externo. Danilo Leite ressaltou que é o trabalho desses profissionais que permite à Justiça do Trabalho e ao PJE chegarem ao interior do Estado, através dos mais de 15 links que os conectam à capital.
Dentre outros aspectos, Danilo diferenciou os trabalhos realizados pelos profissionais de desenvolvimento de sistemas e pelos profissionais de redes. Enquanto os primeiros são os responsáveis por criar os sistemas, os segundos são o que os colocam e os mantém em operação. São mais de 90 sistemas divididos entre judiciais (como PJe e SAGA), administrativos (como SUAP e SCMP) e de uso comum (como Gabinete Virtual e Login de Domínio).
Para o servidor, compartilhar experiências de mercado com estudantes é uma das formas para que eles possam conhecer os desafios da profissão que irão exercer. "Momentos como esse aproximam o aluno da realidade do mercado de trabalho e proporcionam a eles a possibilidade de conhecer a grandeza da profissão, suas dificuldades e a gama de suas responsabilidades, além das áreas de atuação", considerou.
Redação: Lucas Ribeiro (estagiário de Jornalismo).
Responsável: Rosemary Araujo.