Iniciada construção da sede própria da VT de Chapadinha
As obras de construção da sede própria da Vara do Trabalho de Chapadinha foram iniciadas na semana passada. O prazo de execução da obra é de 120 dias. As instalações da nova sede ocuparão uma área de 337m² de um total de 1.582m² do terreno. O presidente do TRT, desembargador Gerson de Oliveira, diz que a construção da nova sede é a concretização de um projeto há muito acalentado pelos litigantes e advogados da Justiça do Trabalho no município.
“Estamos respondendo à demanda social, oferecendo mais conforto com a nova sede. Cabe, aqui, ressaltar que esta não é uma ação isolada. Estamos implementando o planejamento estratégico em nossa instituição e, com o projeto Novos Horizontes, fazendo a reforma e ampliação da sede atual e também construindo um novo fórum para as varas trabalhistas da capital”, afirmou.
Com um layout moderno, a nova sede terá sala de audiência, gabinete de juiz com banheiro, arquivo interno, secretaria com dois banheiros, depósito judicial, sala de oficial de justiça, sala da OAB, almoxarifado, dois terminais bancários e um terminal de consulta de processos trabalhistas, sala de espera com 28 lugares, dois banheiros para o pessoal de apoio e estacionamento.
Segundo o diretor geral do TRT, Domingos Carlos dos Santos Neto, a nova sede da Vara Trabalhista de Chapadinha também estará totalmente adaptada para atender às necessidades dos portadores de necessidades especiais. “Haverá banheiros adaptados e rampa de acesso a deficientes. Sabemos da importância da inclusão social e, por isso, contemplamos a acessibilidade em todos os nossos projetos. Não é só atender a uma exigência legal, mas ter a convicção da importância de garantir o acesso à Justiça”, afirmou.
O titular da VT de Chapadinha, juiz Francisco Tarcísio Almeida de Araújo, comemora o início das obras e elogia o layout da nova sede. Segundo o magistrado, a Vara terá modernas instalações, o que proporcionará melhor atendimento aos usuários da Justiça Trabalhista no município e melhores condições de trabalho ao magistrado e servidores.
A nova sede fica localizada na Rua Presidente Juscelino Kubitschek, s/n – Centro. A Vara de Chapadinha tem jurisdição sobre o respectivo município e os de Anajatuba, Anapurus, Belágua, Brejo, Buriti de Inácia Vaz, Itapecuru-Mirim, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Urbano Santos e Vargem Grande.
VT DE CHAPADINHA No ano passado, a VT de Chapadinha recebeu 952 novos processos, solucionou 928 e realizou 1702. Os processos solucionados resultaram em pagamentos aos reclamantes no valor de R$ 3.184.545,64. Recolhimentos para a previdência social, Imposto de Renda e custas processuais importaram em R$ 637.617,11.