Iniciadas as atividades de implantação da Gestão por Competência no TRT-MA
A Comissão para a Implantação da Gestão por Competência do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realizou sua primeira reunião na tarde do dia 28 de abril, no Gabinete da Presidência, para deliberar as ações iniciais relativas ao mapeamento das competências dos gestores da instituição.
Dentre as deliberações da reunião, a Comissão decidiu mapear, inicialmente, as competências relacionadas apenas aos cargos e funções de natureza gerencial, identificando nos seus titulares as aptidões que já possuem e as necessidades de capacitação. A Escola Judicial (EJud) será responsável por capacitar os gestores que já ocupam os cargos e funções do Tribunal, com a realização de semanas institucionais, seminários, fóruns de discussão e outras atividades que contemplem a instrução necessária à nova etapa de trabalho em desenvolvimento no órgão.
Outro aspecto decidido pela Comissão foi a contratação de empresa de assessoria e consultoria especializada no assunto para acompanhar a fase inicial da implantação da Gestão por Competência, tendo em vista o grande volume de informações a serem obtidas no mapeamento e a necessidade de se realizar sensibilização junto a magistrados e servidores de todas as unidades administrativas e judiciais do TRT-MA, cuja jurisdição já abrange 100% dos municípios maranhenses.
Na reunião, também ficou definida a criação do Comitê Gestor Regional, que contará com a participação de dois juízes e cinco servidores para o desenvolvimento das atividades acordadas pela Comissão. Segundo Ciro Ibiapina Cardoso, membro da Comissão e coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, o Comitê é uma demanda do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
O presidente do TRT-MA, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, considera que a gestão por competência é fundamental para o Tribunal. “Aproveitemos esta oportunidade”, incentivou o magistrado.
“Devemos dar um salto na qualidade do trabalho das pessoas que aqui desempenham suas atividades”, constatou o vice-presidente e corregedor, desembargador James Magno Araújo Farias.
A previsão da Comissão é que, até o final do ano, sejam concluídas as fases de mapeamento e avaliação das competências, para, em 2015, iniciarem-se os trabalhos relativos às competências específicas de todos os demais magistrados e servidores que atuam na Justiça do Trabalho do Maranhão.
Comissão para a Implantação da Gestão por Competência – Instituída pela Portaria do Gabinete da Presidência nº 354, de 23 de abril de 2014, a Comissão é formada pelos desembargadores Luiz Cosmo da Silva Júnior e James Magno Araújo Farias, respectivamente, presidente e vice-presidente e corregedor do TRT-MA; e também pelos servidores Ciro Ibiapina Cardoso, coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, e Rosely Belo Ribeiro Vieira, secretária executiva da Escola Judicial.
Presentes à reunião, além dos membros da Comissão: o secretário de Administração, Raimundo da Conceição Costa Lindoso; a secretária de Orçamento e Finanças, Flávia Regina Rêgo Cordeiro; a diretora-geral substituta, Fernanda Cristina Muniz Marques; e a gestora de Projetos, Ângela de Carvalho Craveiro.
Gestão por Competência – Modelo de gestão que, em síntese, envolve discriminar que competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) cada função requer. A implantação envolve, basicamente, três passos, que são o mapeamento das competências, avaliação dos servidores e a capacitação. O assunto foi tema do Seminário Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento no Poder Judiciário, realizado nos dias 10 e 11 deabril, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o intuito de fomentar discussões sobre a utilização dessas metodologias de administração.