Juiz Bruno Motejunas abre 2ª Oficina do Servidor Público

segunda-feira, 12 de Março de 2012 - 17:34
Redator (a)
Edvânia Kátia
Juiz Bruno Motejunas fez uma retrospectiva dos avanços deste ramo do Poder Judiciário e propôs uma reflexão sobre os desafios do mundo do trabalho

O juiz titular da Vara do Trabalho de Presidente Dutra, Bruno de Carvalho Motejunas, abriu nesta segunda-feira pela manhã a 2ª Oficina do Servidor Público, realizada pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão. Ao falar sobre “Justiça do Trabalho: sua origem e atual papel na sociedade”, o juiz fez uma retrospectiva dos avanços deste ramo do Poder Judiciário e propôs uma reflexão sobre os desafios do mundo do trabalho diante dos tempos modernos.

Durante toda a semana, servidores da Justiça do Trabalho do Maranhão participarão da oficina. Serão 20 horas de capacitação para os servidores que optarem pelas inscrições em todos os módulos. Mas os servidores que optarem por participarem apenas de palestras específicas receberão os certificados com carga horária equivalente. As atividades contam para o Adicional de Qualificação. 

Os servidores que participaram do primeiro dia de capacitação  assistiram ainda o filme Tempos Modernos, parte integrante da palestra. Datado de 1936, o filme britânico do cineasta Charles Chaplin retrata em pleno cenário da Revolução Industrial a tentativa do famoso personagem “o vagabundo”, vivido por Chaplin, de sobreviver aos desafios da industrialização. “Nos tempos de hoje, vamos lidar com essa nova realidade. Ser eficiente sem perder de vista a humanidade”, disse Motejunas. O valor humanização foi incluído no planejamento estratégico do TRT, na revisão do mapa estratégico. Consiste no desafio de priorizar o ser humano, considerando seus aspectos físico, mental, social e ambiental, respeitando as diferenças individuais e promovendo a igualdade entre as pessoas. 

Ao encerrar as atividades, o juiz Bruno Motejunas falou da importância da Justiça do Trabalho para a sociedade. “Todos nós, magistrados e servidores, exercemos um papel importante na mediação dos conflitos trabalhistas e nosso trabalho tem o reconhecimento da sociedade, o que deve ser motivo de orgulho para todos nós”, finalizou.

3 visualizações