Juiz do trabalho e advogado realizam atividades do Programa TRT na Escola em Açailândia
Em prosseguimento às atividades do Programa TRT na Escola, o juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, titular da Vara do Trabalho de Açailândia, e o advogado Eduardo Fábio de Lima, representante da OAB, Subseção de Açailândia, visitaram escolas públicas estaduais, nos dias 7 e 8 deste mês, para conversar com alunos e professores das escolas e responder questionamentos sobre trabalho infantil, trabalho escravo, direitos trabalhistas, direitos transindividuais, e medicina e segurança do trabalho, temas das palestras proferidas em treinamento no mês de fevereiro, etapa inicial de implantação do TRT na Escola em Açailândia .
No dia 7, Carlos Eduardo conversou com uma plateia constituída por 150 alunos e professores do Centro de Ensino Lourenço Galletti. A visita foi uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas dos temas anteriormente apresentados e trabalhados em salas de aula. Na visita ao Centro de Ensino Mary Dalva, no dia seguinte, 45 pessoas (alunos e professores) tiveram seus questionamentos respondidos pelo magistrado e pelo advogado Eduardo Lima.
As próximas ações do Programa TRT na Escola em Açailândia serão realizadas nos dias 23 e 24 de outubro, quando vão ocorrer as culminâncias nas referidas escolas. Nas culminâncias são apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre as temáticas apresentadas nas palestras, entre outros.
Palestras – as palestras da fase inicial de implantação do TRT na Escola em Açailândia foram realizadas no período de 24 a 28 de fevereiro deste ano, no Centro de Treinamento da Secretaria Estadual de educação. O treinamento reuniu professores dos três turnos dos Centros de Ensino Lourenço Galletti e Mary Dalva e voluntários do Centro de Defesa à Vida e Direitos Humanos (CDVDH). Os voluntários do CDVDH foram incluídos no treinamento porque desempenham atividades especialmente nas áreas rurais daquele município, sem vinculação escolar, mas que representam um ponto de apoio aos trabalhadores e familiares. O treinamento teve carga horária de 20 horas e alcançou uma média de 60 pessoas.
Na oportunidade, foram distribuídas três cartilhas, das quais duas foram impressas pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), intituladas “Cartilha do Trabalhador em Quadrinho” e “Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável”; e a terceira, intitulada “Brincar, Estudar, Viver...Trabalhar Só Quando Crescer”, impressa pelo Ministério Público do Trabalho.
TRT na Escola - Desenvolvido pela Escola Judicial TRT-MA, em parceria com o Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI) e Ministério Público do Trabalho (MPT), o programa tem, entre outros, o propósito da difusão de conhecimentos sobre direitos e deveres, especialmente os trabalhistas, e a realização de debates sobre trabalho infantil e trabalho análogo ao de escravo. O Programa TRT na Escola vem sendo desenvolvido há três anos, em São Luís, com bastante êxito e alinha-se aos temas Acesso à Justiça e Política Institucional, contemplados no planejamento estratégico da instituição. Em Açailândia, além da vara trabalhista, são também parceiros do programa a Faculdade de Imperatriz (Facimp), a OAB e o CDVDH.