Juiz do TRT2 ministra o curso “Impactos do Novo CPC no Processo do Trabalho” na 3ª SFM
Como parte da programação da 3ª Semana de Formação de Magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), o juiz titular da 19ª Vara do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região (TRT-SP), Mauro Schiavi, ministra, nesta quarta-feira (14), o curso “Impactos do Novo Código de Processo Civil (CPC) no Processo do Trabalho”. Dada a relevância do tema levado a debate, os assessores de desembargadores e de juízes das varas foram convidados a participar do curso.
Mauro Schiavi trouxe à baila questões como os Princípios do Novo CPC e os Impactos no Processo do Trabalho; os poderes e deveres do juiz; hipóteses de impedimento e suspeição. Também fez uma abordagem comparada sobre a contagem dos prazos estabelecida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a do novo CPC, bem como falou sobre a aplicação supletiva e subsidiária do CPC ao Processo do Trabalho. Disse que o CPC deve ser aplicado quando implicar melhoria na prestação jurisdicional. “O Processo do Trabalho tem que ser simples, rápido, tem que ser efetivo, porque o trabalhador não pode esperar”, acentuou.
O curso “Impactos do Novo Código de Processo Civil (CPC) no Processo do Trabalho”, com carga horária de oito horas, teve início nesta manhã, das 08h30 às 12h30, e terá continuidade no período da tarde, das 14h às 18h. O encontro está ocorrendo no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins, da Escola Judicial do TRT16 (EJUD16), no primeiro andar do prédio-sede do TRT-MA, no Bairro Areinha. Conforme a programação do curso, Schiavi ainda falará sobre “A Sentença e sua Fundamentação”, “Os princípios Gerais da Execução”, “Multa Para Cumprimento da Decisão”, “Execução Provisória”, “Inovações Sobre a Penhora e Bloqueio de Contas” etc.
Último dia da III SFM - A Semana de Formação dos Magistrados termina nesta sexta-feira (15). Pela manhã, o juiz titular do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, Eduardo Melo de Mesquita, falará sobre “Ativismo e Discricionariedade Judicial no Constitucionalismo Contemporâneo”. À tarde será a vez do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Walmir Oliveira da Costa falar sobre “A Técnica da Decisão Judicial”.