Juiz titular da VT de Barra do Corda participa de projeto em escola estadual da cidade
O juiz do trabalho Francisco José Campelo Galvão, titular da Vara do Trabalho de Barra do Corda, ministrou, na noite do último dia 4 de setembro, palestra sobre trabalho escravo, na escola da rede estadual Centro de Ensino Prof. João Pedro Freitas da Silva. A palestra integrou atividades do projeto "Escravo Nem Pensar", desenvolvido pelo Centro de Ensino, sob a coordenação dos professores das áreas de Linguagens, e Códigos e Suas Tecnologias. A diretora de secretaria da VT de Barra do Corda, Stefânia Amorim, também participou do evento.
Ao falar sobre o tema, o juiz Francisco Galvão destacou a importância de valorização da economia local; esclareceu sobre os direitos de liberdade e dignidade da pessoa humana que são desrespeitados no campo e na cidade, apontando como como exemplo a jornada de trabalho em países como a China. Também falou sobre a contratação do passe de jogadores de futebol, bem como sobre as condições insalubres e desumanas dos ambientes de trabalho, destacando os motivos que levam os trabalhadores a se submeterem a condições análogas às de escravos.
Após a palestra, os alunos apresentaram paródias, repentes, leitura de resumos de pesquisa e dramatizações sobre trabalho escravo.
O professor Rock Lane Pereira Araújo, diretor de Educação, representou a Unidade Regional de Educação de Barra do Corda. Presentes também a coordenadora do projeto na escola, professora Terezinha Teixeira; a diretora Celismar Milhomem Leão; e professores de outras áreas que prestigiaram a culminância da primeira etapa do projeto.
Com informações e fotos do site barradocorda.com - Ribamar Guimarães.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante