Juíza do TRT-MA participa de lançamento de sistema digital de combate ao trabalho escravo no Maranhão  

quinta-feira, 8 de Novembro de 2018 - 15:25
Redator (a)
Suely Cavalcante
Liliana Bouéres parabeniza organizadores do evento pelo lançamento do Integra

Representando a presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, a juíza do trabalho Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, titular da Vara do Trabalho de Chapadinha, participou, na tarde do último dia 30 de outubro, no Veleiros Mar Hotel, da solenidade de lançamento do Sistema de Gestão de Ações Integradas de Assistência às Vítimas e Vulneráveis ao Trabalho Escravo (Integra). O lançamento foi feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Trata-se de uma ferramenta digital que possibilitará a geração de dados e informações voltadas para auxiliar na elaboração de políticas públicas de combate ao trabalho escravo e no planejamento de iniciativas de assistência às vítimas. Ao mesmo tempo, também vai ajudar no monitoramento, localização das pessoas submetidas a essas condições de trabalho escravo, além de fomentar o encaminhamento dos resgatados às políticas públicas locais, aos programas de qualificação profissional e de reinserção sociolaboral.
A juíza Liliana Bouéres, co-gestora da Comissão Regional de Erradicação de Trabalho Escravo do TRT-MA, parabenizou a OIT e o MPT pelo lançamento do sistema, e disse que a ferramenta digital vai somar esforços no combate ao trabalho escravo, especialmente no Estado do Maranhão, que ainda figura nos dados estatísticos como maior fornecedor de mão de obra escrava no país. 
A OIT no Brasil foi representada pelo coordenador do Programa de Combate ao Trabalho Forçado, Antônio Mello, e pelo oficial de Monitoramento, Avaliação e Gestão do Conhecimento, Luís Fujiwara. O MPT, pelos procuradores do trabalho Thiago Gurjão (assessor Internacional), Luis Fabiano Assis (Comissão de Gestão do MPT Digital) e Virgínia de Azevedo Neves (Coordenadoria de Combate ao Trabalho Escravo no MPT-MA). O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, também participou do evento.
Com informações e fotos do MPT16.

8 visualizações