Juíza Maria do Socorro Almeida enfatiza importância da educação para o trabalho digno

quinta-feira, 22 de Novembro de 2012 - 17:39
Redator (a)
Edvânia Kátia
Juíza Maria do Socorro Almeida de Souza reforçou importância da educação para fim da exploraçao da mão de obra infantil

A juíza titular da Vara do Trabalho de Caxias, Maria do Socorro Almeida de Sousa, sensibilizou adolescentes da rede pública de ensino ao falar de sua trajetória para chegar ao cargo de juíza do Trabalho. Em sua palestra sobre trabalho infantil, a juíza preferiu mostrar que só através do estudo é possível alcançar voos maiores e deixou como lição para os alunos que o caminho da escola ainda é melhor do que se deixar explorar.

Mestre em Direitos Humanos e doutouranda na Universidade da Espanha em trabalho infantil artístico, a juíza reforçou com os alunos a mensagem que deixou pela manhã durante a mesa redonda sobre trabalho infantil. “Não é normal acreditar que nossas crianças, que deveriam estar estudando e brincando, estejam trabalhando em carvoarias, lavoura e nas casas de família cuidando de outras crianças”,  afirmou. A magistrada ressaltou que a Caravana da Liberdade é uma articulação de órgãos públicos e organismos não-governamentais que combate o trabalho indigno, que lança nas costas da criança e do adolescente uma responsabilidade que é dos adultos.

A juíza estava acompanhada das servidores Rosely Belo Ribeiro Vieira e Adrienne Garcia, que também aproveitaram a oportunidade para falar um pouco sobre a importância da educação como meio de ascensão a postos de trabalho dignos. Adrienne traz a experiência da iniciativa privada e, depois de muito estudo, ingressou na carreira pública. “Estudar é sempre meio de se ter um trabalho digno”, disse a servidora.

CARAVANA - A caravana é uma articulação do Poder Judiciário, Ministério Público, Governo do Estado e organizações não-governamentais de ações de prevenção e repressão ao trabalho escravo infantil e que conta também com atividades de cidadania que incluem emissão de documentos, palestras e oficinas. Codó foi o primeiro município a receber a caravana.

108 visualizações