Juíza titular da VT de Chapadinha participa de instalação de Centro de Conciliação do TJ no município
A juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, titular da Vara do Trabalho de Chapadinha, participou na terça-feira (2), na Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), da solenidade de instalação do Centro de Conciliação de Chapadinha, unidade ligada ao Tribunal de Justiça do Maranhão que receberá demandas judiciais ou pré-processuais, com possibilidade de solução por meio de conciliação. O desembargador José Luiz Almeida, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMA, que representou a presidente do TJMA, desembargadora Cleonice Freire, fez a entrega do Centro de Conciliação, bem como o juiz Alexandre Abreu, coordenador; e o juiz da 1ª Vara da comarca, Cristiano Simas.
A juíza Liliana Bouéres elogiou a iniciativa do TJMA e disse que os conciliadores são estudantes da FAP. Na prática, as pessoas interessadas em conciliar procuram o Centro de Conciliação e, se fizerem acordo, este será encaminhado ao juiz para homologação. A magistrada disse que os conciliadores e servidores do Fórum da Justiça Estadual em Chapadinha fizeram um curso de 30 dias de formação de conciliadores.
Atualmente, o TJMA conta com 16 Centros de Conciliação. Em São Luís, estão em funcionamento no Fórum Desembargador Sarney Costa, Uniceuma I e II, Centro (Rua do Egito), FACAM e UNDB. No interior do Estado, também funcionam em Imperatriz (3), Caxias (2), Bacabal (2), Balsas (1) e Timon (1). Os atendimentos podem ser agendados gratuitamente através Telejudiciário (0800 707 1581) ou pela internet, no Portal do Judiciário.
Com informações do TJMA e Vara do Trabalho de Chapadinha.
Fotos: Ribamar Pinheiro.