Juízes da 2ª VT de São Luís realizam inspeção judicial na Alumar
A busca por uma decisão judicial justa levou os juízes do trabalho Marcelo Rodrigues Lanzana Ferreira e Márcia Suely Correa Moraes Bacelar, da 2ª Vara do Trabalho de São Luís, a realizarem uma inspeção judicial na sede da fábrica da Alumar, no bairro Pedrinhas, em São Luís. A inspeção judicial foi realizada na segunda-feira (17).
Segundo o juiz Marcelo, a inspeção foi a solução proposta para dirimir dúvidas surgidas na análise de provas já realizadas, e que poderiam influir no resultado final do processo ajuizado em face de Alumar (Alcoa Alumínio S/A e Billiton Metais) pelo Sindmetal (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias, Metalúrgicas, Siderúrgicas e nas Empresas Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, de Refrigeração, de Informática e de Manutenção e Montagem de São Luís, no Estado do Maranhão).
Na reclamação, o Sindmetal requer o pagamento de horas extras equivalentes a 30 minutos na entrada e 30 minutos na saída do turno de trabalho, alegando o tempo gasto no percurso interno na área da fábrica a partir do portão externo até chegar às unidades de trabalho dos funcionários.
Para o magistrado, a ida ao local de trabalho foi importante para dirimir dúvidas relacionadas ao tempo gasto no deslocamento. "Com a inspeção judicial, é possível ver in loco o tempo que se gasta efetivamente", observou.
A juíza Márcia destacou que a iniciativa do magistrado Marcelo em efetuar a inspeção foi necessária e importante porque, no local de trabalho, é possível visualizar e perceber a realidade das atividades dos trabalhadores." Então foi essencial a nossa visita aqui, e vai, com certeza, dar os elementos necessários para ele julgar com justiça", afirmou.
Pela Justiça do Trabalho participaram, também, da inspeção, os servidores José Adolfo de Jesus Dias dos Santos, da 2ª VT de São Luís, e o oficial de Justiça Rubens Ribeiro de Carvalho. Presentes, ainda, o vice-presidente e o advogado do Sindmetal, respectivamente, José Ribamar Costa Lindoso e Gutemberg Soares Carneiro; os advogados da Alumar Bruno Araújo Duailibe Pinheiro e Leandro de Abreu Caldas; os funcionários da empresa Perila Moreira e Josiane de Araújo, consultoras de RH; Tereza Cavalca, gerente de RH; Rafael Barcelar, Jorge Dias, Onério Silva, James da Silva e José de Jesus Farias Neto, supervisores de operação; além de José Carlos Sanches, consultor de segurança.