Juízes participam da revisão do Planejamento Estratégico do TRT-MA durante a Semana de Formação

terça-feira, 14 de Outubro de 2014 - 11:49
Redator (a)
Wanda Cunha
Juízes elegem Visão, Missão e Valores do Tribunal.


O coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) e membro da Comissão para a implantação da Gestão por Competência no Regional XVI, Ciro Ibiapina Cardoso, foi o facilitador  da “Oficina Judiciária: gestão estratégica”, realizada nesta terça-feira (14), pela manhã, durante a II Semana de Formação dos Magistrados. O coordenador da Ejud, Bruno de Carvalho Motejunas, fez a abertura do segundo dia do evento, que está sendo realizado deste ontem (13), no auditório da Escola, prédio-sede do Tribunal, previsto para terminar na sexta-feira (17).

“O Tribunal está fazendo a revisão do seu planejamento estratégico, e esta oficina é a oportunidade para que nós, juízes, possamos participar  dessa revisão, entender como é feito esse planejamento; o que nós teremos a contribuir; apresentar sugestões de como deve ser o planejamento estratégico do TRT-MA. É o momento de participação do primeiro grau na administração do Tribunal”, observou Motejunas, durante a abertura da oficina.
 
O coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa do Tribunal disse tratar-se do momento de revisão do plano estratégico do Tribunal para o período de 2015 a 2020, e que essa etapa consiste na participação efetiva dos magistrados que fizeram parte das oficinas que foram realizadas nas varas do trabalho.  “Agora, durante a Semana de Formação, vai ser o momento de validação  do que foi produzido ao longo dessas oficinas. A gente vai ter o entendimento do quadro de magistrados acerca da identidade institucional, o que eles entendem pela Missão e Visão e Valores do órgão em que eles trabalham e também vão poder opinar sobre os indicadores que estão sendo propostos para o próximo plano; que são  as medidas de desempenho, as medidas estratégicas para o próximo período”, explicou Ciro Ibiapina Cardoso.

O oficina foi desenvolvida em dois momentos distintos: um que tratou da identidade institucional; e o segundo de medida de desempenho. “O que queremos é receber um retorno do que o corpo de magistrados  acredita sobre esse trabalho que estamos fazendo”, completou Ciro Ibiapina.

Identidade Institucional e a Revisão no Plano Estratégico – Durante a oficina, Ciro Iibiapina colocou em votação os resultados alcançados durante as oficinas nas varas trabalhistas. Para isso, pincelou algumas questões que evidenciassem a identidade institucional e a revisão do plano estratégico. A identidade institucional é composta por Missão, Visão e Valores. Por meio desses três elementos, pode-se reconhecer uma organização e conhecer o seu escopo, que ideais defende  e qual meta deseja atingir em um futuro próximo. 

“Missão, Visão e Valores representam, em síntese, o ‘quê’, o ‘para quê’ e ‘como quê’, dados que a entidade carrega em si, que traduzem seu DNA, sua vontade e seu espírito”, explicou Ibiapina. Em relação à visão de futuro de uma instituição, disse que ela pode e deve ser revista. “A oportunidade que se apresenta agora é de diálogo com o passado. Serão analisadas as declarações firmadas em 2009, para relatar como se enxerga a realidade do TRT16 em 2014. O nosso fazer permanece o mesmo? A nossa vontade segue igual? E o nosso sentir?”, questionou.

No decorrer da oficina, os magistrados elegeram a Missão, a Visão e os Valores do Tribunal. A Missão: “Solucionar conflitos trabalhistas com celeridade e efetividade” . Em relação à Visão, os magistrados escolheram a indicada pela Vara do Trabalho de Açailândia: “Aperfeiçoar-se como instrumento efetivo de justiça, paz social e cidadania”. Os valores escolhidos foram: Acessibilidade, Valorização das pessoas, Comprometimento, Ética, Gestão participativa; Excelência, Humanização, Probidade, Responsabilidade socioambiental, Efetividade e Urbanidade.  Os juízes, ao final, ficaram de analisar os indicadores e ficou estabelecida a realização de outra reunião para quem quisesse participar,  para eleição dos indicadores.

 

3 visualizações