Justiça do Trabalho no Maranhão é homenageada em solenidade do centenário do curso de Direito da UFMA 

quinta-feira, 3 de Maio de 2018 - 11:29
Redator (a)
Suely Cavalcante
Presidenta do TRT-MA recebe comenda e diploma do pró-reitor da PPPGI da UFMA, Allan Kardec Duailibe Barros Filho
Desembargadora Solange e outros homenageados na solenidade

A presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, foi condecorada com a medalha do mérito jurídico Domingos Perdigão durante solenidade do centenário de curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, realizada na noite de sexta-feira (27/4), no teatro  Arthur Azevedo. A desembargadora recebeu duas medalhas e dois diplomas. Uma das comendas foi como presidenta e representante do TRT-MA e a outra como professora do curso de Direito da UFMA. Também foram condecorados o desembargador do TRT-MA e professor do curso de Direito James Magno Araújo Farias; a juíza titular da 4ª Vara do Trabalho de São Luís e também professora do curso de Direito, Maria da Conceição Meirelles Mendes; e os desembargadores aposentados do TRT-MA Fernando José Cunha Belfort e Alcebíades Tavares Dantas.
Segundo a presidenta Solange, a comenda outorgada ao Judiciário Trabalhista ficará sob a guarda do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho no Maranhão (CEMOC), localizado no Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís.
Centenário - a solenidade presidida pela reitora da UFMA, Nair Portela, homenageou 168 personalidades, entre ex-reitores, gestores, docentes aposentados, ativos e substitutos, docentes de outros cursos, servidores da coordenação do curso e do departamento de Direito, instituições jurídicas, além do Centro Acadêmico I de Maio, com a entrega de menções honrosas, diplomas e da medalha do mérito jurídico Domingos Perdigão. A medalha é considerada a maior honraria concedida pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça. 
O Curso de Direito da UFMA, um dos mais bem avaliados do país, foi criado juntamente com a fundação da Faculdade de Direito do Maranhão em 28 de abril de 1918. A criação foi resultado do esforço conjugado dos professores Domingos de Castro Perdigão, que era o Diretor da Biblioteca Pública do Estado, e Manoel Fran Paxeco, Cônsul de Portugal no Maranhão. 
Com informações e fotos da Ascom-UFMA.
Fotos: Rodrigo Bonfim


 

12 visualizações