Justiça do Trabalho no Maranhão se prepara para V Semana Nacional da Conciliação Trabalhista
Com o Slogan “Menos Conflitos. Mais Soluções: com a conciliação o saldo é sempre positivo”, a V Semana Nacional de Conciliação Trabalhista (5ª SNCT), promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com 24 Tribunais, vai acontecer entre os dias 27 e 31 de maio. E o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão já está mobilizado para ampliar o número de audiências entre empregadores e empregados, a fim de alcançar o maior número possível de acordos, e consequentemente minimizar o quantitativo de disputas judiciais.
A ação vai ser realizada em todo o Judiciário Trabalhista do país, e na Justiça do Trabalho no Maranhão, a Secretaria da Corregedoria vai coordenar o evento. As pautas exclusivas para as audiências estão sendo agendadas nas Varas do Trabalho de São Luís e do interior do Maranhão; no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas em São Luís (CEJUSC-JT) e no Juízo Conciliatório em Recurso de Revista.
Coordenada pela Assessoria de Comunicação do CSJT, a campanha deste ano conta com numerais e símbolos de operações matemáticas que visam mostrar, de forma objetiva, os resultados positivos que a Semana da Conciliação Trabalhista tem alcançado desde 2015. E destaca ainda que, nas quatro primeiras edições, mais de 700 mil atendimentos já foram realizados e cerca de 102 mil acordos consolidados, o que movimentou recursos superiores a R$ 2 bilhões revertidos diretamente para os empregados.
Segundo a Secretaria da Corregedoria, as audiências da primeira instância podem ser agendadas diretamente no site do Tribunal, no Plantão da Conciliação (clique aqui), e nas secretarias das VTs da capital e do interior. Veja a relação completa de todas as Varas do Trabalho e jurisdição no site do TRT-MA (clique aqui).
V Semana Nacional de Conciliação Trabalhista - Realizada anualmente desde 2015, tem o objetivo de proporcionar, por meio de solução amigável, maior celeridade ao encerramento de conflitos trabalhistas, bem como esclarecer e estimular a sociedade para a ideia de que a conciliação consiste em uma possibilidade viável e eficiente.
Com informações do CSJT.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Edvânia Kátia.