Justiça do Trabalho propõe acordo, mas supermercadistas e empregados não chegam a consenso sobre horário
quarta-feira, 2 de Abril de 2008 - 18:30
Redator (a)
Edvânia Kátia
Juiz Maurílio Neres determinou prazo para apresentação de defesa
Apesar da tentativa de mediação da Justiça do Trabalho, na audiência de conciliação realizada nesta terça-feira (02), na 5ª Vara da Justiça do Trabalho, sobre o horário de funcionamento do comércio aos domingos, representantes dos supermercados e dos comerciários não chegaram a um acordo. Uma nova audiência ficou marcada para o dia 14 de abril, às 15 horas. Até a audiência, o que vale é a suspensão do expediente a partir das 14h, de forma que seja respeita a convenção coletiva de trabalho assinada pelos dois sindicatos.
O que está em discussão na Justiça do Trabalho é o respeito à convenção coletiva de trabalho dos comerciários. Em decisão liminar, o juiz Maurílio Ricardo Neres determinou que os supermercados Bom Preço, Silmar, Maciel, Mateus e Mercadinho Carone deixem de exigir a prestação de serviços dos seus empregados aos domingos, após as 14h, cumprindo acordo celebrado entre eles.
No último sábado (29), o Mateus Supermercados pediu a revogação da liminar concedida pelo juiz Maurílio Néris. O pedido foi negado pela juíza Carolina Burlamaqui Carvalho, que respondia pelo plantão judicial. Na ocasião, ela determinou a convocação da audiência para possibilitar às partes o consenso, que terminou não acontecendo.
Como não houve consenso, o juiz Maurílio Ricardo Néris determinou abertura de prazo para apresentação de defesa. A proposta do representante dos supermercadistas foi o fornecimento de R$ 5 de ticket-alimentação para cada um dos trabalhadores que estiverem de serviço aos domingos após as 14 horas. Na próxima audiência, haverá uma nova possibilidade de conciliação.
Estiveram presentes representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís, Edmilson dos Santos, e do Bom Preço Supermercados do Nordeste, Silmar Alimentos, Supermercados Maciel, Mateus Supermercados e Mercadinho Carone.