Justiça em Números: TRT-MA alcança nível máximo de eficiência no Índice de Produtividade Comparada da Justiça – IPC-Jus

segunda-feira, 5 de Setembro de 2022 - 16:52
Redator (a)
Suely Cavalcante

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) foi destaque no Relatório Justiça em Números 2022 ao alcançar o nível máximo de eficiência no Índice de Produtividade Comparada da Justiça – IPC-Jus, classificando-se entre os melhores da Justiça do Trabalho, alcançando pela primeira vez o índice de 100% de eficiência, o que representa um marco histórico para o regional. Os outros Tribunais que alcançaram 100% de eficiência foram os TRTs de Minas Gerais (3ª Região), Campinas (15ª Região), Rondônia e Acre (14ª Região) e  Piauí (22ª Região). Os resultados do relatório Justiça em Números foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça na quinta-feira (1/9), em Brasília. 
Para o juiz auxiliar da Presidência, Saulo Fontes, o resultado demonstra o empenho de magistradas, magistrados e de todo o corpo funcional para melhoria dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho no estado, bem como as ações efetivadas visando à baixa de processos. O magistrado disse que os resultados se tornam mais expressivos quando se observa que se trata do TRT que tem a  maior quantidade de habitantes no país por vara do trabalho, indicando a pouca quantidade de varas para atendimento da população.
O TRT-MA também apresentou a maior produtividade por magistrado e servidor da Justiça do Trabalho no ano de 2021. Segundo o relatório, cada magistrado do TRT-MA baixou o total de 1.223 processos no ano passado. Com relação a servidor, a produtividade correspondeu a 172 processos baixados no mesmo ano. 
O TRT-MA apresentou a segunda maior quantidade de casos novos por servidor, que corresponde a 104 processos. Além disso, teve a segunda maior carga de trabalho de magistrado com 3.518 processos no 1ºGrau e a quinta maior carga no 2º Grau, com um total de 3.339 processos. Ainda com relação à produtividade, apresentou a maior carga de trabalho do servidor da área judiciária no 1º grau, o equivalente a 568 processos, e a quarta maior carga de trabalho do servidor da área judiciária no 2º grau, com 284 processos.
Outro bom resultado foi com relação ao índice de produtividade dos servidores da área judiciária – IPS-Jud, que foi o segundo melhor índice tanto no 1º quanto no 2º Grau.
O secretário de Governança e Gestão Estratégica do TRT, Marcos Pires Costa, disse que o resultado é o melhor dos últimos anos. A conquista fica mais relevante quando se observa que os resultados foram conquistados pelo Tribunal que apresentou a menor despesa por habitante de toda a Justiça do Trabalho.
Acesse o relatório Justiça em Números 2022.

215 visualizações