Mães são homenageadas em solenidade no TRT-MA
Celebrar o Dia das mães é celebrar o amor". Assim a presidenta do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (16ª Região), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, definiu o valor de uma mãe na abertura da solenidade especial para todas as mães da Justiça do Maranhão, na manhã desta quinta-feira (09), no prédio-sede do Tribunal. A emoção deu o tom das comemorações, que integram o calendário do Jubileu de Pérolas do TRT-MA que, no próximo 26 de maio, completa 30 anos de história.
Em sua homenagem a todas mães, a desembargadora lembrou que mãe é o amor sagrado que sustenta, que motiva, que ensina, que abriga, que cuida, que cria, que alimenta. “O amor de mãe é devoção, abnegação, alegria, felicitação! Mãe é amor! Ser mãe é ser um manacial inesgotável de amor, é ser o sentido, o rumo e direção de nossas vidas e das vidas de nossos filhos!”, acentuou. Por fim, lembrou que sejam mães de coração, biológicas ou de criação, não importa. “Mãe é amor e não uma condição. É sentimento infinito e imortal, é simplesmente um dom divinal. Desejo um feliz Dia das Mães a todas nós, mães amorosas de um irmão, de um filho, de nossos pais, de um amigo, de um órfão, mulheres e mães maravilhosas que fazem a nossa do Justiça do Trabalho”, disse.
O ápice da solenidade ficou por conta dos filhos das servidoras, que prepararam uma surpresa falando, através de vídeos, sobre o que acham que suas mamães fazem no trabalho. Ana Luisa (filha da servidora Alessandra Vaz Barros - 3ª VT), Sophia e Davi (filhos da servidora Silvia Serra Pereira - chefe da Seção de Cerimonial) e Thomaz (filho da servidora Vanessa Almada Lima - Seção de Ouvidoria) deram o recado direitinho.
Allinger Oliveira Felinto, ex servidora deste Regional, falou do sentimento de ser compreendida no momento de sua vida em que, como mãe, precisava de apoio. Ela dedicou para a presidenta uma homenagem, mais do que especial, falando do quão se sentiu acolhida quando mais precisou estar perto de seus filhos. "Há cinco anos, eu deixei a minha filha de 5 meses com o pai e vim trabalhar aqui no Tribunal. Com dois dias de exercício, perdi o meu pai que era a minha maior referência de vida. Foi uma época muito difícil. Mas há pouco tempo recebi um diagnóstico do meu filho mais velho e ele precisava mais de mim", comentou.
"Nós não tínhamos proximidade e nem somos amigas, mas quando a procurei, fui totalmente compreendida e acolhida, e isso certamente me marcou muito. Então aproveito este momento para expressar o quanto sou grata à senhora. Doutora Solange, o meu muito obrigada", agradeceu. A ex servidora que é natural da Paraíba ainda deixou um trecho da canção de Tom Jobim para a presidenta: "se todos fossem iguais a você que maravilha viver”.
As mães cujos filhos completam, neste ano, 30 anos, assim como o TRT, receberam de brinde um jantar. São elas Adriana Ramos Viana, Alda Augusta Jucá Fonseca, Dilma Freitas Santana, Maria do Perpétuo Socorro Oliveira Silva, Marilda Amorim Pereira de Sousa, Ozilda Mendes dos Santos e Socorro de Maria Costa Bezerra.
Bingo – várias mães foram sorteadas com prêmios no bingo realizado no decorrer da programação. Os brindes foram doados por empresas parceiras, dentre as quais a Arte Magistra (servidora Rosemary Araújo), Dona Maroca (servidora aposentada Vilcléa Regina), Empresa Visão e Perfil, Árvore da Vida e o Restaurante Feijão de Corda.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo).
Jornalista responsável: Edvânia Kátia