Magistrados do TRT-MA discutem estratégias para cumprimento de metas do Poder Judiciário
quinta-feira, 13 de Maio de 2010 - 16:00
Redator (a)
Valquíria Santana
A Justiça Trabalhista maranhense discutiu, nesta quinta-feira (13), estratégias para o alcance das metas prioritárias de 2010, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o Poder Judiciário. No I Workshop de Metas do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, realizado no auditório do TRT, foi debatida a necessidade da gestão democrática e do magistrado atuar como gestor das unidades judiciárias e não apenas como julgador. No período da manhã, o evento teve como palestrante o ex-secretário do CNJ, Rubens Curado Silveira, juiz do Trabalho da 10ª Região.
Participaram da programação desta manhã, a presidente e a vice-presidente e corregedora do TRT-MA, desembargadoras Márcia Andrea Farias da Silva e Ilka Esdra Silva Araújo; a juíza auxiliar da Presidência responsável pelo planejamento estratégico do Tribunal, Liliana Maria Bouéres; o juiz Manoel Lopes Veloso Sobrinho (que coordenou as discussões sobre a meta 03); o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região, Érico Cordeiro; e juízes das Varas da capital e do interior. Presentes no evento também os desembargadores Alcebíades Tavares Dantas, Americo Bedê Freire, José Evandro de Souza, Luiz Cosmo da Silva Júnior e James Magno Araújo Farias.
No workshop, procurou-se disseminar as metas prioritárias para 2010, identificar possíveis dificuldades no cumprimento das diretrizes e suas possíveis causas, além de alinhar os procedimentos adotados pelo TRT-MA, visando à otimização da atividade judicial e, por conseqüência, a celeridade e a efetividade na prestação jurisdicional.
“O novo cenário do Judiciário brasileiro destina ao magistrado, além da exaustiva função jurisdicional, com o seu dia tomado por audiências, sentenças e despachos, uma atuação mais incisiva do papel do juiz gestor, onde nos vem sendo exigido, além da atividade judicante, o gerenciamento da unidade judiciária a qual estamos vinculados, com foco em objetivos, ações, indicadores e metas”, afirmou a presidente do TRT-MA.
Na abertura do workshop, a desembargadora Márcia Andrea Farias fez uma exposição sobre o cumprimento das metas de nivelamento de 2009 pelo Judiciário Trabalhista maranhense e o que vem sendo realizado para o cumprimento das metas prioritárias de 2010. Também falou sobre a importância do planejamento estratégico para o aperfeiçoamento do Judiciário e à efetividade da prestação jurisdicional e apresentou a estratégia do TRT-MA em objetivos de desempenho, medidas, metas e iniciativas. Ao todo são oito temas centrais; 17 objetivos estratégicos 48 indicadores e metas e 20 projetos.
Desempenho - entre as 10 metas de 2009, Márcia Andrea Farias destacou a meta 01, que resultou na aprovação, pelo Tribunal Pleno, do planejamento estratégico. “Quero de público parabenizar a todos pelos significativos resultados alcançados, resultado do empenho de todos, que superaram suas vicissitutes materiais e operacionais, e exerceram o potencial da inteligência e competência em favor da eficácia e rapidez que o Judiciário precisa oferecer e a sociedade merece receber”, disse ao falar sobre o cumprimento das metas pelo TRT-MA.
A desembargadora também conclamou todos os membros da Justiça do Trabalho no estado a se engajarem na execução do plano plurianual do TRT-MA. “Precisamos do trabalho, do conhecimento, da inovação e da criatividade de todos”, ressaltou. Ela afirmou que o planejamento estratégico está alinhado às metas de nivelamento do CNJ para 2010 e que, a exemplo dos resultados alcançados em 2009, o Regional do Maranhão vai superar os novos desafios e obter maior êxito do que o alcançado no ano passado. “Temos que somar nossas competências para multiplicar os resultados almejados”, lembrou.