Magistrados encerram 6ª Semana de Formação com visita ao Porto de Itaqui

terça-feira, 4 de Outubro de 2016 - 11:39
Redator (a)
José Anchieta
Desembargador Gerson de Oliveira; presidente da EMAP, Ted Lago; e procurador-geral do Maranhão, Rodrigo Maia.
Berço do Porto de Itaqui

O diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJud16), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, concluiu as atividades da 6ª Semana de Formação de Magistrados (SFM) durante visita ao Porto de Itaqui, em São Luís. No encerramento, além do diretor da EJud16, a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva e juízes da 1ª Instância conheceram as instalações do terminal. O procurador-geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia, acompanhou a comitiva.
A visita começou com uma conversa com o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, que explicou o funcionamento do porto e falou sobre as movimentações de mercadorias: “O porto atende a uma área de mais de 50 milhões de habitantes e movimenta 45% da produção de grãos e 50% do rebanho de todo o país. No ano passado, isso gerou um lucro de R$72 milhões.” Depois da apresentação, os magistrados visitaram os galpões de armazenamento e os berços onde há carga e descarga dos produtos.
Toda a engrenagem só funciona graças aos trabalhadores, que acabam levando demandas para a Justiça do Trabalho. E foi isso que motivou a visita. “A gente lida com vários tipos de demandas e precisamos entender o que o trabalhador vivencia em seu dia a dia. O contato com o ambiente de trabalho nos ajuda a proferir decisões mais conectadas à realidade”, disse o coordenador da EJud16, juiz Paulo Fernando da Silva Santos Júnior. Opinião compartilhada por quem acompanhou a visita, como o juiz Manoel Joaquim, titular da Vara do Trabalho de São João dos Patos: “É muito produtivo porque o julgamento pode se tornar um ato distante, e essa visita proporciona o conhecimento e a vivência".
Para o desembargador Gerson de Oliveira, a ida ao porto foi uma maneira positiva de encerrar a 6ª SFM. “Os colegas juízes ficaram encantados com a forma de gerir a Semana. Nós não ficamos só nos aspectos técnicos do Direito. Tivemos palestra de autoajuda, com questões relacionadas à excelência na vida; tivemos essa parte prática em Itaqui. É muito importante sair da sala de aula para aprender nos lugares onde se dão as relações de trabalho. E a EJud vai organizar visita a outras empresas”, concluiu o magistrado.
6ª SFM - o evento realizado pela Escola Judicial no período de 26 a 30/9 foi dirigido aos desembargadores do TRT e juízes titulares e substitutos das Varas do Trabalho da 16ª Região e integrou a programação de formação continuada de magistrados, conforme Resoluções 1/2008 e 9/2011 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

 

15 visualizações