Mais uma turma de universitários visita as instalações do Foro Astolfo Serra

quinta-feira, 13 de Outubro de 2016 - 12:55
Redator (a)
Edvânia Kátia
Revisor (a)
Rosemary Araujo

O Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho (CEMOC) e o Foro Astolfo Serra (FAS) receberam, na quarta-feira da semana passada (5/10), a visita dos alunos do 7º período do Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá como parte das atividades do Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas. Com esta visita, já foram atendidas 540 pessoas.
A chefe do CEMOC, servidora Edvânia Kátia, apresentou aos alunos o panorama institucional da Justiça do Trabalho, fazendo um breve histórico da origem do TRT-MA. Em seguida, o juiz aposentado Francisco Tarcísio Almeida de Araújo, voluntário do projeto, ministrou a palestra “Direitos e Deveres Trabalhistas”. Após a palestra, os alunos visitaram a Central de Mandados Judiciais, onde o servidor Flávio Vietta apresentou o dia a dia dos oficiais de Justiça. Depois, visitaram as instalações da Biblioteca, onde foram recebidos pelas servidora Raimunda Nonata Teixeira e Mary Rose Viana, e as instalações da Central de Apoio ao Processo Judicial Eletrônico, bem como as 5ª e 7ª Varas do Trabalho de São Luís. Ao final, foram distribuídos nas salas de audiência.
Justiça do Trabalho de Portas Abertas - Realizado desde 2013, o projeto foi idealizado pelo juiz titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís, Paulo Mont'Alverne Frota, e prevê a realização de visitas orientadas (universitários), visitas técnicas (profissionais do Direito) e visitas agendadas (comunidade) às instalações do Foro Astolfo Serra e  ao prédio-sede do TRT-MA. Também prevê a participação de magistrados da Justiça do Trabalho em eventos temáticos. 
CEMOC - Vinculado à Seção de Biblioteca e Gestão Documental, o Centro de Memória e Cultura atua no desenvolvimento de atividades socioeducativas e culturais, atuando nos eixos museológico, cultural e gestão documental, no que se refere aos processos de valor histórico. A Seção foi reestruturada este ano para abranger, além do Centro de Memória, o Setor de Arquivo Geral e o Setor de Biblioteca, seguindo uma tendência de outros regionais, conforme pesquisa realizada pelo Centro de Memória da 16ª Região.

Com informações e fotos do CEMOC.

 

3 visualizações