Manifestações artísticas de alunos marcam Evento de Culminância do TRT na Escola

sexta-feira, 16 de Dezembro de 2016 - 10:08
Redator (a)
Ramiro Loutz
Juiz Paulo Fernando da Silva Santos Junior, desembargador Gerson Oliveira Costa Filho servidora Anícia de Jesus Ewerton
Representantes das escolas receberam placas de agradecimento

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Ejud16) promoveu nesta quinta-feira (14/12) a “Culminância do TRT na Escola 2016”, no Auditório Ari Graça, que reuniu escolas públicas maranhenses. O diretor da Ejud16, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, deu início ao evento, destacando a alegria envolvida naquele momento enriquecedor. “É o ponto maior das atividades da Escola Judicial” disse. Além dele, também estavam presentes o juiz Paulo Fernando da Silva Santos Junior, a juíza Liliane de Lima Silva, a juíza Érika Guimarães Gonçalves Dovera e o juiz Bruno de Carvalho Motejunas.

Toda a cerimônia foi traduzida para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), pelas alunas Michelle Jardim, Samira Pereira e Maria Izanir, do Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez. Ao longo do evento, foram feitas homenagens Ferreira Gullar recentemente falecido, através de poesias feitas pelos próprios alunos. Logo no início, foi lida o poema “Traduzir-se” do ilustre poeta maranhense. A primeira escola a se apresentar foi a Unidade de Ensino Básico (UEB) Tancredo Neves de São Luís.

Localizada no Bairro Cidade Operária, a UEB Tancredo Neves apresentou o poema da aluna Ilana Kerin, intitulado “Crianças”, evidenciando os males do trabalho infantil. Na cerimônia, os alunos também fizeram um jogral de combate ao trabalho infantil e exclamaram: “Protejam as crianças do trabalho infantil, pois o crescimento delas é o futuro do Brasil”.

Logo depois, Werberth Santos estudante do 7º ano da Escola Municipal Humberto de Campos, localizada em São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís, leu o poema de sua autoria, “Infância Roubada”. Em seguida, o Centro de Ensino à Pessoa com Surdez, por meio dos componentes do Coral Encantando com as Mãos, dançou um xaxado com o tema do trabalho infantil. Essa escola situa-se no Bairro Alemanha da capital maranhense e, através das “Libras”, eles deram o recado: “Lugar de criança é na escola”.

Em seguida foi a vez, as alunas da Escola Municipal Liceu Ribamarense I, Emilly Barros e Giovana Santos, apresentaram o cordel “Cabuquim e Juvená”. Situada no município de São José de Ribamar, a escola também trouxe para a Culminância duas paródias: “Livre Estou do Trabalho Infantil” e “Não Me Leve Junto com Você”.

Já a Escola Municipal Gonçalves Dias, também em São José de Ribamar, disse “não” ao trabalho infantil por meio do jogral “Brincar, Estudar e Viver e Trabalhar só quando Crescer”. Em seguida, a UEB João do Vale apresentou a peça “Diga Não á Exploração de Crianças e Adolescentes”, que contou a história de uma criança que sempre quis estudar, mas era impedida pelo trabalho incessante. No final realizou seu sonho. Mais uma vez houve um tributo a Ferreira Gullar, prestado pela aluna Karine Abreu da Escola Municipal Gonçalves Dias. Também houve apresentação de cordel contra o trabalho infantil, com o aluno Válber Pereira da UEB Arthur Nabatino Gonçalves de Azevedo. No final, as escolas receberam placas de agradecimento dos magistrados.

 

TRT na Escola/TJC – Programa desenvolvido desde 2012 pela Escola Judicial (EJud16) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) em parceria com a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho do Maranhão, a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e as secretarias municipais de educação. O programa é dividido em três partes: primeiro os professores das escolas selecionadas são capacitados para desenvolverem o trabalho nas unidades; depois a unidade recebe a visita da comitiva do TRT-MA para discutir o assunto com os estudantes e tirar dúvidas; por último os alunos apresentam o resultado final do trabalho numa vivência, chamada culminância.

O “TRT na Escola” é dirigido por: desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, diretor da Ejud16, juiz Paulo Fernando da Silva Santos Junior e pela servidora Anícia de Jesus Ewerton.

Além das questões legais, em 2016 o Programa “TRT na Escola” deu especial atenção à acessibilidade nas organizações, atualmente formada por: Juiz Paulo Fernando da Silva Santos Junior, presidente; Marcos Antônio de Souza Silva, secretário e os servidores Júlio César Guimarães, Sérgio Moriah de Abreu Silva, Allan Carlos de Souza Marques, Cássia Cordeiro Furtado, Ércio Murilo Sousa Cutrim, Gilberto Cunha Filho, Fernando Rola Ferreira Filho, Paulo Santos Magalhães, Letícia Maria Saraiva e Paulo Roberto Silva Costa.


Fotos: Nonato Melo

19 visualizações