Ministra Kátia Arruda recebe homenagem no TRT-MA
“Eu saí do Maranhão, mas o Maranhão nunca saiu de mim e não sairá. O Maranhão faz parte da minha história”. Com estas palavras e muito emocionada, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho e ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, Kátia Magalhães Arruda, encerrou o seu agradecimento pela homenagem que recebeu nesta sexta-feira (27), durante sessão solene extraordinária no Tribunal Pleno do TRT-MA.
A sessão foi conduzida pelo presidente do TRT, desembargador Gerson de Oliveira, e foi prestigiada por magistrados, servidores e autoridades locais. Após a sessão solene, o presidente Gerson de Oliveira fez a entrega das novas instalações do Setor de Portaria e Segurança do TRT, que ganhou novo layou, e do gabinete da Vice-Presidência do TRT e da Corregedoria, localizadas no 6º andar. Em seguida, foram afixadas as fotografias da ministra Kátia Arruda (biênio 2005-2007) e do desembargador José Evandro de Souza (biênio 2003-2005) na galeria de ex-presidentes do Tribunal. No discurso, o presidente Gerson de Oliveira destacou que “todos sabem da competência, determinação e senso de justiça inerentes à história de vida da ministra Kátia Arruda”. “ Por mais que se diga ainda serão poucas as palavras para homenageá-la, mas em nome dos magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão e do Maranhão, deixo registrado para a história desta Corte e do nosso Estado, o exemplo de vida que é essa nobre colega, a quem a todos nós, inspira, como profissional, mas, acima de tudo, como pessoa”, destacou.
Na programação da sessão, foi apresentado um videoclipe com fotos da ministra em vários momentos de sua atuação como magistrada na JT-MA. Kátia Arruda recebeu duas publicações o “Livro de Documentos e Registros”, que retrata a sua trajetória na Justiça do Trabalho, e um documentário com as principais notícias do seu exercício como juíza do TRT-MA, além de uma bandeira do Maranhão. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão, José Caldas Góis, representando os advogados maranhenses, saudou a ministra Kátia Arruda, congratulando-a pela brilhante passagem na Justiça Trabalhista no Estado, e comunicou oficialmente à homenageada que o Conselho Seccional da OAB-MA concedeu-lhe a medalha “Antenor Mourão Bogéa”, a mais alta condecoração da instituição.
Kátia Arruda foi empossada no cargo de ministra do TST em 27 de março deste ano. Ela ingressou na Justiça do Trabalho em 1990 e, em 2001, foi promovida à juíza do TRT-MA. Ex- presidente do Tribunal, no biênio 2005-2007, e vice-presidente no biênio 2003-2005, a cearense Kátia Arruda formou-se em Direito e mestre pela Universidade Federal do Ceará e atualmente é doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. É professora da Universidade Federal do Maranhão desde 1994. É autora das seguintes obras: "Direito Constitucional do Trabalho","A exploração de trabalho de crianças no Brasil" e co-autora nos livros: "Dos direitos humanos aos direitos fundamentais", "Estudos Jurídicos", "Democracia e direito do trabalho","Justiça do Trabalho: Evolução histórica e perspectivas" (Coordenadora) tendo vários artigos publicados em diversas revistas jurídicas do país, entre elas: Revista LTR, Revista do Senado Federal, Síntese Trabalhista, Revista do TRT 16ª Região, Revista de Informação Legislativa.