Ministro Caputo Bastos é condecorado no TJ-MA com a mais alta honraria do Judiciário Maranhense

terça-feira, 5 de Julho de 2022 - 17:22
Redator (a)
Gisélia Castro
Revisor (a)
Rosemary Araujo
Ministro Caputo Bastos foi condecorado pelo desembargador Froz Sobrinho.
Solenidade de entrega da Medalha do Mérito Cândido Mendes foi prestigiada por diversas autoridades da Justiça do Trabalho e da Justiça Estadual.

“Esta é uma homenagem que recebo em nome de todos os juízes do trabalho”, disse o ministro Caputo Bastos ao receber a mais alta honraria do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), a Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes, nesta terça-feira (5/7). 
A condecoração foi entregue ao ministro Caputo Bastos pelo desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça maranhense. O ministro disse que ficava feliz com a homenagem que, simbolicamente, representava a união entre a Justiça do Trabalho e a Justiça Estadual.
O ministro Caputo Bastos ressaltou, ainda, a dedicação e o empenho dos que fazem o TRT da 16ª Região para aperfeiçoar a Justiça do Trabalho. A solenidade foi prestigiada pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-16), desembargador Carvalho Neto, pelo vice-presidente e corregedor do TRT-16, desembargador Gerson de Oliveira, pelas desembargadoras Márcia Andrea e Ilka Esdra, e pelo desembargador James Magno, além do juiz auxiliar da Presidência, Saulo Fontes, e o juiz Paulo Mont'Alverne, diretor do Fórum Astolfo Serra.
A proximidade entre a Justiça do Trabalho e a Justiça Estadual também foi destacada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten, e pelo corregedor-geral da Justiça Estadual, desembargador Froz Sobrinho. Autor da indicação da outorga da medalha, o desembargador Froz Sobrinho disse que o ministro representava a ligação entre os dois segmentos do Judiciário. Froz Sobrinho ressaltou a formação de Caputo Bastos, que se tornou referência não apenas no direito do trabalho, mas também no direito esportivo. Caputo Bastos é presidente da Academia Nacional de Direito Desportivo e possui doutoramento nessa área de conhecimento.
O presidente do TJ-MA, desembargador Paulo Velten, disse que era uma honra para o Judiciário Estadual entregar a comenda ao ministro Caputo Bastos. Em seguida, rememorou contribuições de Cândido Mendes, destacando a luta contra a escravidão e o respeito às instituições. “Temos que apostar nas instituições”, afirmou. Acrescentou que a Justiça do Trabalho no Maranhão é parceira da Justiça Estadual, referindo-se também ao papel de vanguarda da JT na evolução do Judiciário.
Antes de encerrar a solenidade, o desembargador Paulo Velten entregou ao ministro Caputo Bastos e ao desembargador Carvalho Neto o livro “O Tribunal de Justiça do Maranhão: crônica ligeira escrita em comemoração de seu bicentenário”. Também fez a entrega da Medalha Comemorativa dos 200 Anos do TJ-MA.
Entre as autoridades do Judiciário Estadual, estiveram presentes os desembargadores Ricardo Duailibe (vice-presidente do TJMA), Marcelino Everton (2º vice-presidente), Vicente de Paula e Ronaldo Maciel, e a desembargadora Sônia Amaral.

162 visualizações