Nota de Pesar: TRT-MA decreta luto oficial por três dias pelo falecimento de Maria Ione Martins de Araújo
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, por meio da Portaria do Gabinete da Presidência nº 782/2014, decretou luto oficial por três dias, a partir desta quarta-feira (6 de agosto), em virtude do falecimento da desembargadora aposentada, Maria Ione Martins de Araújo, grande colaboradora da Justiça do Trabalho do Ceará e do Maranhão, que já ocupou o cargo de vice-presidente deste Regional. A magistrada faleceu aos 81 anos, vítima de parada cardíaca, na manhã de hoje (6), na cidade de Fortaleza-CE, onde residia com familiares.
Maria Ione Martins de Araújo nasceu no dia 13 de novembro de 1932, em Fortaleza-CE. Foi graduada bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1955, e pós-graduada em Direito Público pela Universidade de Bonn (Friedrich Wilmelm Universitaet Bonn), na Alemanha, em 1958/1959. Também foi licenciada em Letras Anglogermânicas pela Universidade Federal do Ceará, em 1965. Foi advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) durante 12 anos e professora de língua alemã na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Federal do Ceará, no período de 1971 a 1977. Professora de Legislação Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE) desde 1977, afastou-se da função, em 1996, em decorrência de pedido de aposentadoria. Ingressou na Justiça do Trabalho como juíza substituta, em 29 de setembro de 1976, e foi promovida a juíza presidente da então Junta de Conciliação e Julgamento de Imperatriz-MA, em 29 de janeiro de 1987, mediante critério de merecimento, passando a ser a segunda mulher a assumir a presidência de uma vara trabalhista no Maranhão, permanecendo no cargo até 22 de novembro de 1988, quando foi promovida a juíza togada do TRT da 16ª Região para ocupar a vaga destinada aos juízes de carreira
Maria Ione foi a segunda juíza togada do TRT-MA e uma das primeiras mulheres a chegar aos cargos diretivos da instituição, ao tomar posse como vice-presidente no biênio 1991-1993, durante a gestão da, agora também aposentada, desembargadora Amélia Branco Bandeira Coelho. O Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho, por meio do Programa de História Oral, tem documentado um depoimento da magistrada, que está sendo catalogado para posterior publicação.
O velório de Maria Ione está sendo realizado, desde o meio dia, na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, nº 2.255, bairro da Aldeota, Fortaleza-CE), onde, às 16h, será celebrada uma Missa de Corpo Presente. O sepultamento acontecerá às 19h30, no Cemitério Parque da Paz (Av. Presidente Jucelino Kubitschek, nº 4.454, bairro do Passaré, Fortaleza-CE).
O Tribunal Regional do Maranhão une-se a todos os parentes e amigos de Maria Ione para compartilhar este momento de solidariedade e tão dolorosa perda.