Novembro Azul: Setor de Saúde realiza programação de prevenção e cuidado masculino
“A prevenção começa com atitude”: Partindo desse princípio, a palestra “Novembro Azul” reuniu o público institucional no auditório da Escola Judicial (EJud), do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), na manhã desta quarta-feira (26/11). A iniciativa, realizada pelo Setor de Saúde, promoveu o aprendizado acerca da saúde do homem e estimulou para o cuidado e a prevenção.
Segundo Amanda Moura, a servidora do Setor de Saúde, as programações voltadas para saúde são dedicadas a todo o público institucional, mas é essencial que a saúde masculina e feminina receba um enfoque individualizado: “O Tribunal possui um calendário anual de ações de saúde. Nosso foco principal é sempre realizar iniciativas que beneficiem todos da instituição: magistrados, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados. No entanto, quando chegamos ao período de outubro e novembro, direcionamos nossas ações especificamente para o público masculino (Novembro Azul). Isso se deve ao fato de ser uma campanha de conscientização realizada mundialmente”, enfatizou.
A campanha “Novembro Azul” é uma ação internacional que busca conscientizar sobre a essência da saúde do homem. No cenário brasileiro, a iniciativa destaca: o câncer de próstata, a prevenção de doenças crônicas, promoção da saúde mental e cuidados preventivos. O médico geriatra, Herberth Vera Cruz, conduziu a palestra e ressaltou a relevância do cuidado com a saúde: “É fundamental o serviço que se dispõe e consegue reservar parte do seu tempo para trabalhar num tema tão importante e tão nobre como a saúde do homem é merecedor de destaque”, compartilhou.
A palestra contou com a participação ativa do público masculino do Tribunal que, com muita atenção, compreenderam a essência da prevenção e do hábito de fazer acompanhamento médico, visto que o homem vive, em média, sete anos a menos que as mulheres e normalmente, buscam menos serviços de saúde.
Para o colaborador terceirizado, Diego Leonardo, a programação foi fundamental para incentivar os cuidados preventivos, principalmente em razão do seu histórico familiar de casos de câncer: “O cuidado a gente tem que começar desde cedo. Então, tenho me preocupado justamente com isso devido a esses casos recorrentes que tem dentro da minha família. Como o médico explicou, a partir dos 40/45 anos vou buscar o atendimento médico especializado. Atualmente, estou com 38 anos, mas devemos cuidar sempre da saúde”, reforçou.
O médico Herberth Vera Cruz encerrou a programação ressaltando que a atitude em realizar a prevenção e o rastreamento do Câncer de Próstata, aumenta a taxa de cura em 90% para os casos em que o diagnóstico é confirmado. O público masculino deve manter o acompanhamento médico de forma regular ao longo de todo o ano, e não apenas durante a mobilização do “Novembro Azul”.
A promoção do cuidado preventivo
Idade igual ou superior a 50 anos, histórico familiar de câncer de próstata, raça/cor, alimentação rica em gorduras e sedentarismo, sintomas de alerta, jato urinário fraco, vontade frequente de urinar, sangue na urina ou no sêmen e dor na lombar ou pélvica são fatores de risco do Câncer de Próstata. Nesse sentido, são recomendados exames preventivos: PSA (Antígeno Prostático Específico) – exame de sangue e Toque retal – permite avaliar tamanho, forma e textura da próstata.
A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga, produzindo parte do sêmen. Para o cuidado com esse órgão do sistema reprodutor masculino, é essencial adotar atitudes como: realização de exames regulamente, alimentação saudável, prática de atividade física, cuidado com a saúde mental e entre outros.
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) possui o Programa de Saúde do Homem (PSH), atribuído pela Portaria GP/TRT16 n° 103/2025, vinculado à Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem.
