Novo FAS garante melhor atendimento e mais qualidade de vida
terça-feira, 4 de Novembro de 2008 - 13:03
Redator (a)
Wanda Cunha
Enquanto aguarda a conclusão da obra do novo Fórum Astolfo Serra (FAS), prevista para o próximo mês, a administração do TRT-MA já planeja a abertura de processos licitatórios para contratação de serviços e compras referentes às instalações das novas varas trabalhistas da capital. Com a inauguração do FAS, prevista para fevereiro do próximo ano, o TRT, além de garantir um melhor atendimento aos usuários da Justiça do Trabalho, vai oferecer a magistrados e servidores um ambiente funcional que irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
Esta obra será um marco para a história da Justiça do Trabalho, acredita o presidente do TRT, desembargador Gerson de Oliveira. “Há vários setores envolvidos, de forma que o resultado será o melhor. Teremos um prédio moderno, adaptado aos portadores de necessidades especiais, e, melhor que isso, um ambiente funcional e agradável para nossos magistrados e servidores”, afirma.
“Todos os pavimentos terão áreas de espera e um sistema de climatização por meio de split, que não emite ruído nem polui o ar, o que vai permitir melhor qualidade de vida aos servidores e usuários”, disse o secretário-geral do TRT, Júlio César Guimarães. Ele também acentuou que as secretarias e demais setores terão piso elevado, facilitando a mobilidade dos móveis. E a novidade: dois banheiros para os servidores dentro da secretaria das varas. “Advogados também poderão peticionar sem sair do carro, por meio dos serviços de Drive Thru na Distribuição”, acrescentou Júlio.
O diretor de Informática, Ary Arruda Gomes de Sá Filho, disse que já está em fase de elaboração o Termo de Referência do Processo Administrativo 742/2007, que dará início à licitação para contratação de serviços de construção do enlace ótico para interligação do prédio-sede do TRT ao novo fórum. Ary Arruda acentua que a rede lógica de computadores no prédio do Fórum “Astolfo Serra” vai ser estruturada.
Conforme o projeto básico, o enlace ótico será feito por cabos de fibras óticas redundantes, permitindo que os dois prédios funcionem em regime de 24/7 (24 horas por 7 dias da semana). “Assim, até mesmo durante a manutenção do enlace, um dos cabos ficará em funcionamento para que os serviços não parem”, disse Ary. A sala de informática do FAS será utilizada para colocação de servidores de “back-up” para resguardar a base de dados do Tribunal em ambiente diverso daquele do CPD (Datacenter), que fica localizado no Prédio-sede.
Segundo o diretor de Material e Patrimônio, Wagner Campos Santos, também já estão sendo providenciados os móveis ergonômicos que serão usados no novo prédio. A intenção é conciliar a questão financeira e a qualidade do produto. A aquisição do mobiliário poderá ser feita por meio de Ata de Registro de Preço, que é uma modalidade de licitação por intermédio da qual o órgão solicitante poderá aderir a uma ata já registrada pelo órgão gerenciador, com a facilidade de escolher o mobiliário com uma marca já conhecida e que garanta a qualidade de vida de magistrados e servidores.
Sérgio Moriah, engenheiro do TRT-MA responsável pela obra do FAS, explicou que o novo fórum será todo automatizado, com uma sala de controle no térreo para monitorar todos os setores, facilitando a segurança e a economia de energia. Segundo ele, além de moderno, o prédio é funcional, permitindo condições de acessibilidade às pessoas portadoras de necessidades especiais. Moriah observa que haverá dois estacionamentos (público e privativo), dentro do próprio lote do fórum e que a obra dispõe de pavimento térreo, sobreloja e três pavimentos superiores.
O prédio, além de espaçoso, foi projetado para fornecer conforto aos usuários e servidores. No térreo, haverá três agências bancárias, Central de Informação, Setor de Distribuição, restaurante e Drive Thru, além de banheiros e estacionamento privativo. Na sobreloja ficarão as salas da OAB, dos Oficias de Justiça e do INSS; a Diretoria do Fórum; um Arquivo; Sala de Cálculo e Sala Multimídia com 128 lugares; além de vestiários e banheiros.
Já os 1º, 2º e 3º andares serão destinados às Varas Trabalhistas da capital, que atualmente são seis, inclusive, às que poderão ser criadas. Cada pavimento comportará quatro VT´s, com quatros secretarias, banheiros privativos; quatro salas de audiência, além de duas salas extras para audiências; quatro salas para assessoria; arquivo; dois banheiros para o público externo e copa. Em cada Vara, haverá três gabinetes de juízes, com banheiros privativos.
Ubiratan do Pindaré Almeida Sousa, diretor da 2ª Vara do Trabalho de São Luís, disse que o novo Fórum melhorará as condições de trabalho do servidor. “Tendo em vista que nós vamos ter uma melhor disposição física para os processos, nós vamos ter um reflexo direto na organização e, via de conseqüência, celeridade processual e facilidade de trânsito e movimentação processual”, concluiu Ubiratan.