Novo portal do TRT-MA trará importantes mudanças para os usuários
O novo portal facilitará o acesso às informações e serviços, com acessibilidade e transparência.
A atualização mais recente do portal do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) aconteceu em 2011. Com os avanços da tecnologia e com as novas demandas de comunicação, interação e transparência, a mudança já se fazia necessária há algum tempo, aproveitando ferramentas mais modernas. No próximo mês de dezembro, o TRT-MA entregará o novo portal institucional, todo projetado com vistas à acessibilidade do usuário e à transparência das informações, com uma estrutura mais moderna e intuitiva, num ambiente mais amigável e com uma identidade visual totalmente renovada.
A atualização foi uma demanda apresentada, inicialmente, pela presidenta do Tribunal, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, por considerar que um portal atualizado deixa os serviços e as informações mais ágeis e mais seguros. Posteriormente, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) publicou a Resolução nº 243/2019, que dispõe sobre a Logomarca Única da Justiça do Trabalho, o Manual da Identidade Visual, a Gestão da Identidade Visual da Justiça do Trabalho e a Padronização de Exibição dos Conteúdos nas Páginas Iniciais dos Portais dos Órgãos da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus. Segundo o Guia de Padronização lançado pela Resolução do CSJT, “a padronização das páginas iniciais dos portais da Justiça do Trabalho foi instituída não só para fortalecer a imagem institucional, mas também para facilitar a utilização dos serviços oferecidos virtualmente aos cidadãos brasileiros”. Além disso, o projeto do novo portal segue as diretrizes da Resolução nº 102/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da transparência na comunicação, e da Resolução nº 230/2016 do CNJ, que trata da acessibilidade para pessoas com deficiência.
O Drupal é a ferramenta que está sendo utilizada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) na construção do novo portal. Como sistema de gerenciamento de conteúdo, o Drupal permite criar e organizar conteúdos, manipular a aparência, automatizar as tarefas administrativas e definir permissões e papéis para usuários e colaboradores, tornando o gerenciamento do portal, como um todo, mais dinâmico e funcional.
Com o Drupal, será possível a definição dos usuários internos responsáveis pelas postagens dos conteúdos de áreas específicas. Como o TRT-MA é construído por todos que nele trabalham, cada unidade terá acesso à sua área no novo portal para atualizar as informações disponíveis, e será responsável pelo conteúdo disponibilizado.
O método de postagem do conteúdo das áreas será bem simples, pois o Drupal já traz as formatações pré-definidas, promovendo agilidade na hora da publicação. Os servidores responsáveis pelas publicações de cada unidade serão designados em breve, por meio de portaria do Gabinete da Presidência, e passarão por treinamento organizado pela CTIC, para conhecerem a utilização do novo sistema. Após o treinamento, aqueles que ainda sentirem dificuldades pontuais na postagem dos conteúdos poderão contar com as orientações da CTIC.
Mudanças
A Resolução CSJT nº 243/2019, que determina a padronização de todos os portais da Justiça do Trabalho, estabeleceu mudanças estruturais e na identidade visual, colaborando para uma distribuição mais harmoniosa dos conteúdos e dos menus de acessos às informações, por blocos e por ícones simplificados.
Entenda algumas mudanças que virão com o novo Portal do TRT-MA:
1 - O menu superior horizontal trará informações como Institucional, Jurisprudência, Legislação, Serviços, Notícias, Transparência, entre outros;
2 - Na parte superior, também haverá acesso a qualquer conteúdo publicado no portal pelo sistema de busca, assim como a consulta processual simplificada;
3 - As notícias estarão em destaque no centro do portal;
4 - À direita, haverá um menu vertical com acesso a serviços judiciais como o PJe, certidões, pautas, guias de recolhimento, entre outros;
5 - Abaixo das notícias, haverá um banner eletrônico dinâmico com as informações para conhecimento rápido;
6 - Abaixo do banner, outros dois menus horizontais: um com informações institucionais (Escola Judicial, Gestão Estratégica, Biblioteca, Calendário de Eventos etc) e outro com os acessos aos programas nacionais da Justiça do Trabalho, como Conciliação e Execução Trabalhistas, além de Trabalhos Infantil e Seguro.
O coordenador da CTIC do Tribunal, Cláudio Henrique Carneiro Sampaio, explica que “a mudança trará diversas melhorias, tais como uma melhor categorização do conteúdo, uma pesquisa de dados mais eficiente, maior transparência para o usuário, informações concentradas em menus amigáveis, maior acessibilidade, além de poder ser navegável por teclado e adaptado para dispositivos móveis, como smartphones e tablets”.
Segundo André Pereira Nunes, chefe do Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas, “esta reformulação do portal atingirá, num primeiro momento, a página inicial, visando a atender às determinações da Resolução nº 243/2019 do CSJT. Mas já entregaremos a maioria dos conteúdos das demais páginas internas, de acordo com as informações trazidas do portal antigo, prestadas pelas unidades responsáveis por cada área. Em seguida, os subportais setoriais, como os da Gestão Estratégica, da Governança de TIC e da Escola Judicial, por exemplo, serão também adaptados à nova identidade visual proposta pelo CSJT”.