Novos juízes substitutos do TRT-MA recebem orientações na Escola Judicial

sexta-feira, 25 de Julho de 2014 - 17:03
Redator (a)
Rosemary Araujo
Revisor (a)
Rosemary Araujo
Anícia Ewerton e Chagas Júnior durante apresentação aos juízes.
Rosemary Araujo durante apresentação e juiz Luís Fortes analisando os impressos recebidos.

Os juízes substitutos Wiviane Maria Oliveira de Souza, Ádria Lena Furtado Braga, Luís Fortes do Rêgo Júnior e Reinaldo de Souza Pinto, que recentemente tomaram posse no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), participaram, na tarde desta quinta-feira (24), de encontro realizado na Escola Judicial (EJud) do Tribunal. Na ocasião, os novos magistrados receberam informações e orientações a respeito de procedimentos práticos e projetos desenvolvidos pela instituição.

De maneira informal e descontraída, o encontro foi conduzido pelo coordenador da EJud, juiz Bruno de Carvalho Motejunas, que incentivou os magistrados a se sentirem à vontade para dirimir dúvidas e compartilhar opiniões. “É uma satisfação contar com a presença de vocês em nosso Tribunal”, asseverou o coordenador.

A gestora do Programa TRT na Escola, servidora Anícia de Jesus Ewerton, discorreu sobre essa iniciativa ímpar do TRT-MA, que tem alcançado inúmeros êxitos junto à classe estudantil de São Luís, já se estendendo a outras comunidades do Estado, como é o caso de Açailândia e de Barreirinhas. Anícia apresentou detalhes do Programa aos juízes, discorrendo sobre os objetivos, as parcerias, as estratégias e metodologias adotadas, assim como teceu comentários sobre as atividades desenvolvidas e as reações que elas causam aos alunos, seus familiares e professores. Ao final, mostrou imagens das visitas realizadas por magistrados às escolas e das culminâncias dos anos de 2012 e 2013. Os magistrados ficaram bastante sensibilizados com o Programa e se dispuseram a colaborar sempre que for possível.

Em seguida, os novos juízes foram orientados pelo coordenador de Gestão de Pessoas, servidor José de Ribamar de Sousa Chagas Júnior, a respeito dos procedimentos necessários à percepção de auxílio-alimentação, auxílio-pré-escolar e auxílio-saúde, explanando sobre a regulamentação desses benefícios. Além disso, Chagas explicou também sobre os procedimentos para a averbação de tempo de serviço e para a contribuição previdenciária complementar específica para funcionários públicos da União que ingressaram no serviço público a partir de 14/outubro/2013. Os juízes consideraram de suma importância as informações prestadas pelo servidor e aproveitaram para tirar várias dúvidas sobre os pontos abordados.

A chefe da Seção de Comunicação Social, servidora Rosemary Araujo, apresentou aos magistrados um pouco da história da unidade e as atividades e projetos ali desenvolvidos, tais como peças publicitárias, notícias e boletins institucionais, inserção nas redes sociais, relacionamento com a mídia, dentre outras. Num bate-papo descontraído, a servidora explicou aos juízes a importância da comunicação institucional e como os eles podem colaborar para que essa comunicação se faça de maneira cada vez mais eficaz, convidando-os a serem parceiros da Seção de Comunicação através de informações que possam vir a encaminhar para divulgação, como decisões inéditas e fatos relevantes que ocorram nas varas do trabalho onde desempenhem suas funções. Os magistrados elogiaram a atuação da unidade e a juíza Ádria Braga considerou que a notícia sobre a sua posse “conseguiu retratar com fidedignidade até o meu sentimento, a minha emoção, e percebi que o mesmo se deu quando participei das posses de cada um dos meus colegas”. Ao final, Rosemary ofereceu aos juízes alguns impressos produzidos pela Seção de Comunicação.

O juiz Bruno Motejunas encerrou o encontro, agradecendo a presença e o interesse que os novos colegas têm manifestado ao longo das atividades que a EJud vem desenvolvendo para ambientá-los no TRT-MA.

 

 

 

9 visualizações