Oficina na Ejud16 discute Gestão Participativa em cenários atuais e futuros
Aconteceu nos dias 14 e 15 de março a “Oficina de Gestão Participativa: construindo novos cenários” no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins na Escola Judicial (Ejud16) do TRT-MA. A Oficina foi aberta pelo juiz do trabalho aposentado do Tribunal Regional da 4ª Região (TRT/RS), Carlos Alberto Zogbi Lontra, atendendo à política de capacitação permanente desenvolvida pelo diretor da Ejud16, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho. A Oficina realizou-se em dois dias, sendo o primeiro para diretores de secretaria do Maranhão e o segundo para juízes titulares de Varas do Trabalho (VTs) do Estado.
Primeiro dia - No primeiro dia, o coordenador da Ejud16, Paulo Fernando da Silva Santos Junior apresentou o palestrante, que mostrou grande satisfação em trazer um conteúdo tão atual na administração contemporânea. Lontra ressaltou que o objetivo da Oficina é integrar todos que fazem parte do ambiente de trabalho, de modo que possam trabalhar cada vez mais harmoniosamente, já que “a Gestão Participativa é uma forma de, com os recursos humanos e materiais disponíveis, otimizar resultados”, disse.
Dentre os conceitos abordados, está o de Cultura Organizacional, proposto pelo teórico organizacional britânico Gareth Morgan, que considera cada organização em si como um fenômeno cultural. Assim, as diversas VTs, embora tenham um arcabouço legal comum, agem de forma diferente, conforme seus pressupostos, valores, ritos e heróis.
Deste modo, buscou-se integrar diretores de secretaria, como líderes de equipe, desenvolvendo-se ferramentas como comunicação, feedback e administração de conflitos, com vista à construção de novos cenários, que otimizem resultados.
Segundo dia – Lontra realizou uma atividade eminentemente prática através de dinâmicas, individuais e em grupo, abordando aspectos teóricos necessários sempre através de dinâmicas, articulando-os à prática.
Ficou evidente que o modo de agir de uma pessoa é bastante influenciado pela cultura e, claro, pela sua competência, entendida como um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, um dos assuntos mais discutidos recentemente no mundo do trabalho. Foi apresentado o filme “Como Lobos Mudam Rios” e proposta uma atividade com os participantes.
Para o juiz titular da VT de Barra do Corda, Francisco José Galvão, o curso “é atual e necessário”. “Além de atingir o objetivo de integrar diretores de secretaria e juízes, o curso propicia preparação para agir no cenário atual e, consequentemente, atender às demandas da sociedade”, afirma.