Orientações sobre amor e limites na educação marcaram a homenagem ao Dia das Mães da Escola Judicial 

segunda-feira, 14 de Maio de 2018 - 12:35
Redator (a)
Rosemary Araujo
Cris Poli, a SuperNanny.
Desembargadora Márcia Andrea.

Como uma das ações voltadas à promoção da qualidade de vida de magistrados, servidores, colaboradores e público em geral, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) recebeu, na manhã da última sexta-feira (11/5), a educadora Cris Poli para falar sobre “A Arte de Educar com Amor e Limites”. A iniciativa teve como objetivo homenagear as mães pela passagem de seu dia por meio da potencialização e valorização do capital humano.
A diretora da Escola Judicial (EJud16), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, fez a abertura do evento e disse que a presença da educadora vem ao encontro da missão da Escola, de formação, capacitação e aprimoramento de magistrados e servidores, no momento de celebrar o dia das mães, discutindo um assunto que faz parte do cotidiano da própria EJud: a educação. E citou, para reforçar essa motivação, o livro bíblico de Provérbios (capítulo 22, versículo 6): “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer, não se desviará dele”.
“É no lar que a criança e o adolescente adquirem os valores que os nortearão na fase adulta, e por isso o educador exerce um papel fundamental em suas vidas. E eventos como este revelam-se cada vez mais necessários, a fim de que possamos trocar experiências e definir as bases que queremos para o bem estar e aperfeiçoamento de nossas famílias. A maternidade é muito mais do que dar à luz: é conduzir pela vida!”, defendeu a desembargadora.
Cris Poli, apresentadora do Programa SuperNanny, do SBT, iniciou falando sobre sua alegria de estar de volta ao Maranhão para tratar de tema tão relevante para a formação de pessoas, lembrando que, quando uma criança nasce, ela não sabe nada e precisa aprender tudo. Neste contexto, para a palestrante, o aspecto mais importante é que é dos pais o papel de ensinar o que essa criança precisa aprender, por meio de uma educação amorosa e responsável. “Educação é vida, pois, através dela, acontece a transmissão de princípios e valores de vida de uma geração a outra. Você transmite porque acredita e vivencia esses princípios e valores na prática”, explicou a palestrante, e exemplificou: “Se você não quer que seu filho fale palavrões, não fale palavrões. Não adianta explicar à criança que você estava estressado. Explicação não interessa à criança, mas o modelo que ela vê e vai reproduzir”.
Autoridade, responsabilidade, respeito, limites, disciplina, organização, amor, individualidade, elogios, incentivos foram conceitos amplamente dissecados por Cris Poli ao longo da palestra. A cada conceito abordado, ela exemplificou com situações práticas do cotidiano vivenciado pelos pais e como eles podem conduzir cada caso também respeitando a criança e sua individualidade, porém, impondo limites e respeito à sua autoridade de pai e de mãe. “Não confunda respeito com medo. Como pai e mãe, você tem autoridade sobre seu filho e ele precisa obedecer ao que você o manda fazer. Você não pede, você manda e a criança obedece, mas ela aprende a obedecer com você, com amor, carinho, brincadeiras, respeito. A brincadeira ajuda no aprendizado, na socialização, na divisão de espaços, na espera por sua vez, no lidar com perdas e frustrações... Sua autoridade deve ser conquistada, não imposta. Criança reconhece autoridade quando está diante dela”, asseverou a SuperNanny. Como exemplo corriqueiro e simples envolvendo vários dos princípios abordados, tais como autoridade, disciplina, organização etc, ela citou a hora do banho, em que os pais não devem convidar ou perguntar se a criança quer tomar banho, mas mandá-la tomar banho porque está na hora.
Cris Poli finalizou orientando os pais a incentivar seus filhos nos talentos peculiares que eles apresentem, pois essa atitude fortalece a autoestima pelo poder que a palavra dos pais exerce sobre o filho, tudo regado com muito amor e atenção. Ela destacou que o amor de Deus é a fonte principal onde os pais devem buscar orientação e fortalecimento na empreitada de educar. “Ensinamos um pouco pelo que falamos, mais pelo que fazemos e muito mais pelo que somos. Deixo uma reflexão para vocês: o que seu filho precisa mais do que qualquer outra coisa é de você, da sua companhia, da sua presença, beijinhos, abraços e atenção”, concluiu. Em seguida, a palestrante respondeu algumas perguntas da plateia.
“Supernanny”, um reality show - Versão brasileira do reality show, formato de programa de TV que dá visibilidade à vida privada, criado no Reino Unido e exportado para diversos países, o “Supernanny” produzido e exibido pela rede de televisão SBT, tem como personagem principal uma superbabá encenada por Cris Poli, que é convidada para visitar famílias com dificuldades na educação dos filhos. No papel de observadora e de educadora, ela assume a tarefa de ensinar técnicas para disciplinar crianças e melhorar a relação com os pais. 
Palestrante - Cris Poli é argentina radicada no Brasil, tem 71 anos e dedicou 40 deles à educação infantil. Publicou livros sobre educação infantil como “Filhos Autônomos, Filhos Felizes” (2006), “Pais Separados, Filhos Preparados” (2007), “Pais e Professores Educando com Valores” (2008), "Viva Infância" (2009) e "Atenção, Tem Gente Influenciando Seus Filhos" (2016). Para mais informações sobre Cris Poli, clique aqui.
 

Fotos: Romeu Ribeiro.

 

13 visualizações