Ouvidor do TRT faz Audiência Pública em Açailândia
Com uma audiência pública, o ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, iniciou na manhã desta quinta-feira (21) as atividades do projeto Ouvidoria Itinerante, na cidade de Açailândia. Desde a última segunda-feira (18), o ouvidor está na região Tocantina, atendendo jurisdicionados, advogados, representantes de sindicatos e o cidadão em geral interessados em fazer sugestões para melhorar o atendimento da Justiça do Trabalho na região.
Na segunda e terça-feira (18 e 19), o desembargador atendeu na sede da Vara Trabalhista de Imperatriz (Rua da Saudade, Quadra 12, Loteamento Parque das Palmeiras).
A audiência desta quinta-feira (21) ocorreu na sede da VT de Açailândia (Rua Fortaleza, 272, Centro). O desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior recebeu advogados e partes que apresentaram suas dúvidas e sugestões à Ouvidoria. Amanhã (22), ele atende das 8h às 12h. Para falar com o ouvidor não há necessidade de agendamento, basta comparecer ao local.
Durante a audiência, o desembargador explicou que a Ouvidoria é um canal de diálogo com a sociedade, aberta para receber reclamações, sugestões, solicitações, críticas ou elogios que possam contribuir para aprimorar os serviços prestados pelos diversos órgãos da Justiça do Trabalho no estado.
O juiz titular da VT de Açailândia, Higino Diomedes Galvão, disse que todos – magistrados e servidores – têm um ideal de justiça e que é importante trabalhar no sentido de que esse ideal se efetive.
O presidente da Subseção da OAB-MA em Açailândia, Antonio Brito de Morais, afirmou que a itinerância da Ouvidoria é uma oportunidade para que a comunidade local possa fazer reclamações, sugestões e até elogios ao trabalho da Vara de Açailândia. “Essa iniciativa beneficia não apenas os advogados, mas também os jurisdicionados”, garantiu, destacando, ainda, que nos últimos anos cresceu a demanda processual naquela Vara Trabalhista. Ele também registrou a presteza e celeridade na atuação do juiz e dos servidores da VT.
Para o presidente da Comissão de Prerrogativas da Subseção da OAB em Açailândia, Israel de Oliveira e Silva, não há distanciamento entre a Justiça e sociedade, o que ocorre, segundo ele, é que o cidadão desconhece como funciona o Poder Judiciário e os meios de acesso. Para o advogado, a iniciativa da Ouvidoria Itinerante contribui para tornar a justiça mais acessível à população. Ele defendeu também que o processo eletrônico implantado na Justiça do Trabalho deve chegar às varas do interior.