Ouvidoria Itinerante do TRT-MA encerra atividades em Imperatriz

quarta-feira, 20 de Julho de 2011 - 13:40
Redator (a)
Edvânia Kátia
Ouvidor do TRT falou sobre o papel da Ouvidoria no resgate da credibilidade o Poder Judiciário
Ouvidor Luiz Cosmo da Silva Júnior e o secretário geral da Subseção da OAB de Imperatriz, Valdemar de Brito

Serão encerradas hoje (20) as atividades da Ouvidoria Itinerante do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão no município de Imperatriz,  sul do estado. Até as 17h, o ouvidor, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, atenderá jurisdicionados, advogados, representantes de sindicatos e o cidadão em geral, interessados em fazer sugestões para melhorar o atendimento da Justiça do Trabalho na região. O atendimento ocorre na sede da Vara Trabalhista de Imperatriz (Rua da Saudade, Quadra 12, Loteamento Parque das Palmeiras). Amanhã e sexta-feira (21 e 22) a itinerância será em Açailândia. 

As atividades da Ouvidoria Itinerante começaram em Imperatriz na última segunda-feira (18), com audiência pública, pela manhã, na sede da Seccional da OAB de Imperatriz (Rua Simplício Moreira nº 1083, Centro). Durante a audiência, o desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior ministrou a palestra “O papel da Ouvidoria no resgate da credibilidade o Poder Judiciário”. Ele apresentou os meios de acesso à Ouvidoria e explicou os atos processuais e a legislação trabalhista. Em seguida, advogados e partes falaram de suas dúvidas e apresentaram sugestões.

Para o secretário geral da Subseção da OAB de Imperatriz, Valdemar de Brito, o deslocamento da Ouvidoria para aquele município facilita a comunicação entre o TRT e a sociedade. "Nem todas as dificuldades chegam ao conhecimento da juíza titular da vara trabalhista ou do próprio TRT e a Ouvidoria Itinerante é um espaço para que isso aconteça", afirmou. Ele informou que a Subseção da OAB encaminhará ao ouvidor do Tribunal pauta de sugestões dos advogados.

O advogado Paulo Sérgio Pereira da Silva, integrante da Comissão de Prerrogativas da Subseção da OAB de Imperatriz, registrou, durante a audiência, a necessidade de ampliar o quadro de servidores da VT e sugeriu que os convênios para estágio de estudantes também pudessem ser ampliados. A advogada Josineile Pedroza Marins também defendeu a ampliação do quadro de servidores e a necessidade de priorizar o atendimento no balcão da Secretaria da Vara do Trabalho.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Imperatriz, Francildo Pereira Nascimento, a iniciativa da Ouvidoria Itinerante proporciona espaços importantes para que a sociedade possa apresentar suas sugestões, ao mesmo tempo em que possibilita que ouvidor possa ver a realidade de cada sede de VT de perto. Ele apresentou sugestões para a melhoria do atendimento aos jurisdicionados no balcão da VT.

22 visualizações