Ouvidoria Itinerante do TRT-MA encerra atividades em Imperatriz
Serão encerradas hoje (20) as atividades da Ouvidoria Itinerante do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão no município de Imperatriz, sul do estado. Até as 17h, o ouvidor, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, atenderá jurisdicionados, advogados, representantes de sindicatos e o cidadão em geral, interessados em fazer sugestões para melhorar o atendimento da Justiça do Trabalho na região. O atendimento ocorre na sede da Vara Trabalhista de Imperatriz (Rua da Saudade, Quadra 12, Loteamento Parque das Palmeiras). Amanhã e sexta-feira (21 e 22) a itinerância será em Açailândia.
As atividades da Ouvidoria Itinerante começaram em Imperatriz na última segunda-feira (18), com audiência pública, pela manhã, na sede da Seccional da OAB de Imperatriz (Rua Simplício Moreira nº 1083, Centro). Durante a audiência, o desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior ministrou a palestra “O papel da Ouvidoria no resgate da credibilidade o Poder Judiciário”. Ele apresentou os meios de acesso à Ouvidoria e explicou os atos processuais e a legislação trabalhista. Em seguida, advogados e partes falaram de suas dúvidas e apresentaram sugestões.
Para o secretário geral da Subseção da OAB de Imperatriz, Valdemar de Brito, o deslocamento da Ouvidoria para aquele município facilita a comunicação entre o TRT e a sociedade. "Nem todas as dificuldades chegam ao conhecimento da juíza titular da vara trabalhista ou do próprio TRT e a Ouvidoria Itinerante é um espaço para que isso aconteça", afirmou. Ele informou que a Subseção da OAB encaminhará ao ouvidor do Tribunal pauta de sugestões dos advogados.
O advogado Paulo Sérgio Pereira da Silva, integrante da Comissão de Prerrogativas da Subseção da OAB de Imperatriz, registrou, durante a audiência, a necessidade de ampliar o quadro de servidores da VT e sugeriu que os convênios para estágio de estudantes também pudessem ser ampliados. A advogada Josineile Pedroza Marins também defendeu a ampliação do quadro de servidores e a necessidade de priorizar o atendimento no balcão da Secretaria da Vara do Trabalho.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Imperatriz, Francildo Pereira Nascimento, a iniciativa da Ouvidoria Itinerante proporciona espaços importantes para que a sociedade possa apresentar suas sugestões, ao mesmo tempo em que possibilita que ouvidor possa ver a realidade de cada sede de VT de perto. Ele apresentou sugestões para a melhoria do atendimento aos jurisdicionados no balcão da VT.