Palestra demonstra eficiência do PJe da Justiça do Trabalho

quarta-feira, 6 de Fevereiro de 2013 - 16:45
Redator (a)
Wanda Cunha
Advogados assistem à palestra sobre o PJe

“Vocês nunca mais vão querer folhear um processo físico”, disse o juiz Fernando Lobato Júnior durante a palestra aos advogados

 

“O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão disponibilizará todas as condições necessárias para utilização do Pje nesta fase de transição”, observou o diretor da Escola Judicial do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, durante a abertura da palestra intitulada “Introdução ao Sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho – PJe-JT”, direcionada a advogados. O juiz titular da 8ª Região, Fernando Lobato Júnior, foi o palestrante.

Realizada  na terça-feira (05), no auditório Ari Rocha (Prédio-sede do TRT-MA), com início às 19h, a palestra foi promovida pelo TRT-MA, sob a coordenação da Escola Judicial. Na oportunidade, Fernando Lobato Júnior acentuou que todos estão muito receptivos, em relação ao período de treinamento do Pje no TRT 16. “Há uma interação muito grande, revelando o desejo geral de fazer o Pje valer, tornar-se efetivo e eficaz”, disse o magistrado.

A palestra teve uma abordagem prática da utilização da ferramenta no ambiente virtual do próprio TRT16, detalhando cada fase em suas funcionalidades específicas para os advogados. O palestrante também explicou que, no site do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o advogado pode clicar no logo do PJe para acessar o tutorial autoinstrucional com todo o conteúdo de aprendizado específico para advogados no “Módulo IV”.

Para o palestrante, o painel do advogado no PJe é o mais simples do sistema, se comparado com os painéis do magistrado e do servidor. “Os advogados deverão fazer seus cadastros diretamente no site do TRT16, no menu “Serviços Judiciais”, no alto, à  direita, tanto em 1ª como em 2ª instância”, explicou. Para tanto, é exigido que já tenha a sua certificação individual disponibilizada pela Ordem dos Advogados do Brasil local. “Este novo cenário é anos-luz mais eficiente do que o cenário anterior. Vocês nunca mais vão querer folhear um processo físico”, comemorou o juiz.

Fernando Lobato enfatizou que o  PJe é uma ferramenta cuja utilização gerará uma grande economia para todos os envolvidos no processo judicial. “O sistema é de extrema importância para a celeridade e prestação de serviços da Justiça do Trabalho. Além da economia de papel, o advogado ganha em tempo e agilidade nas suas atividades, que não mais o obrigarão a ir pessoalmente ao foro ou Tribunal para atuar nos seus processos. Ele atuará livremente, a qualquer hora e de qualquer lugar do país”, reiterou.

A advogada Tamara Furtado, atuante na Justiça do Trabalho, também se manifestou sobre a utilização  do PJe. “O ponto de maior relevância para minha atividade de advogado é poder visualizar o processo sem desperdício de tempo”, arrematou.
 

 

14 visualizações