Palestra no TRT-16 discute prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis
Seguindo as atividades de fevereiro, alusivas ao carnaval seguro, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) realizou na manhã de quarta-feira (21/2), a palestra “Infecções Sexualmente Transmissíveis e Prevenção”. O evento, conduzido pelo Setor de Saúde, teve como objetivo promover a conscientização e a discussão sobre os cuidados, formas de contágio, diagnóstico e tratamentos relacionados as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Ministrada pela assistente social Norma Solange Machado Passos, a palestra foi realizada no auditório da Escola Judicial e contou com a participação de servidores, servidoras, terceirizados, terceirizadas, estagiários e estagiárias do Tribunal. Norma Solange, especialista em gestão sobre HIV/AIDS, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis, destacou a importância do evento como uma oportunidade para ampliar o conhecimento e desconstruir estigmas em torno das ISTs.
Durante sua apresentação, a palestrante explicou o conceito e a implementação da prevenção combinada, uma estratégia direcionada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esta abordagem abrange a testagem regular, o uso de medicamentos antirretrovirais, a prevenção da transmissão vertical (quando a criança é infectada durante a gestação, parto ou amamentação), a imunização, o diagnóstico precoce e tratamento adequado, além do uso de preservativos e a redução de danos.
No encerramento, Norma Solange agradeceu a oportunidade de discutir a prevenção e ressaltou os avanços da medicina no tratamento das ISTs, destacando que, embora ainda não haja cura definitiva, há tratamentos eficazes que salvam vidas e transformam a forma como a sociedade lida com essas infecções.
Palestrante
Norma Solange Machado Passos é assistente social do Centro de Testagem e Aconselhamento, e especialista em gestão sobre HIV/AIDS, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis.